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Oque é a filosofia: é o espanto!

3ª SÉRIE guia de aprendizagen 1º bim de 2019

sexta-feira, 22 de março de 2019


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                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2019

Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 3ª A
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e uma linguagem especial.
Objetivos:

Trabalhar as Competências e  Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)

Trabalhar as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:

1.       Ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)

2.       Expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)

3.       Elaborar hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)

4.       Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)



Habilidades a serem desenvolvidas:
Conteúdos:
Datas
Retomada de habilidades:
·         Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·         Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·         Reconhecer as esferas da ética e da moral como construções históricas-sociais (GI)
Aula 0: Revisão e diagnóstico da 2ª série

07/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.        Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1: Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
14/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.        Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de texto
21/02
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.       Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano;
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 3: Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
28/02
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.        Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.        Identificar a presença da Filosofia no cotidiano;
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
21/03
6.       Reconhecer-se como individuo fruto da natureza (GIII)
7.       Identificar necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
Situação de aprendizagem 3: A condição animal como ponto de partida para o processo de compreensão sobre o homem:
Aula 5: o homem um ser da natureza
28/03
8.       Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9.       Relacionar pensamento, linguagem e língua(GIII)
10.  Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. (GI)
Situação de aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características que identificam a espécie humana
Aula 6: A importância da linguagem
04/04
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos de leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
Entendimento da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A importância da reflexão
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa Bibliográfica
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Atividades Previstas:
Avaliação de Área CHT-
Avaliação Bimestral de 11/04
Entrega trabalho Atividade de leitura: de 04/04
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2019

Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 3ª B
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e uma linguagem especial.
Objetivos:

Trabalhar as Competências e  Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)

Trabalhar as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:

1.       Ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.       Expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3.       Elaborar hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)

4.       Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)



Habilidades a serem desenvolvidas:
Conteúdos:
Datas
Retomada de habilidades:
·         Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·         Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·         Reconhecer as esferas da ética e da moral como construções históricas-sociais (GI)
Aula 0: Revisão e diagnóstico da 2ª série

07/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.       Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1: Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
14/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.       Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de texto
21/02
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.       Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano (GI)
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 3: Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
28/02
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.       Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano(GI)
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
21/03
6.       Reconhecer-se como individuo fruto da natureza (GIII)
7.       Identificar necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
Situação de aprendizagem 3: A condição animal como ponto de partida para o processo de compreensão sobre o homem:
Aula 5: o homem um ser da natureza
28/03
8.       Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9.       Relacionar pensamento, linguagem e língua(GIII)
10.   Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. (GI)
Situação de aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características  que identificam a espécie humana
Aula 6: A importância da linguagem
04/04
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos de leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
Entendimento da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A importância da reflexão
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa Bibliográfica
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Atividades Previstas:
Avaliação de Área CHT-
Avaliação Bimestral de 11/04
Entrega trabalho Atividade de leitura: de 04/04
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2019

Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 3ª C
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e uma linguagem especial.
Objetivos:

Trabalhar as Competências e  Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)

Trabalhar as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:

1.       Ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.       Expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3.       Elaborar hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)

4.       Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)



Habilidades a serem desenvolvidas:
Conteúdos:
Datas
Retomada de habilidades:
·         Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·         Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·         Reconhecer as esferas da ética e da moral como construções históricas-sociais (GI)
Aula 0: Revisão e diagnóstico da 2ª série

08/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.       Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1: Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
15/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.       Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de texto
22/02
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.       Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano (GI)
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 3: Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
01/03
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.       Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano(GI)
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
22/03
6.       Reconhecer-se como individuo fruto da natureza (GIII)
7.       Identificar necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
Situação de aprendizagem 3: A condição animal como ponto de partida para o processo de compreensão sobre o homem:
Aula 5: o homem um ser da natureza
29/03
8.       Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9.      Relacionar pensamento, linguagem e língua(GIII)
10.   Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. (GI)
Situação de aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características  que identificam a espécie humana
Aula 6: A importância da linguagem
05/04
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos de leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
Entendimento da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A importância da reflexão
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa Bibliográfica
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Atividades Previstas:
Avaliação de Área CHT-
Avaliação Bimestral de 12/04
Entrega trabalho Atividade de leitura: de 05/04
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA

                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2019

Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 3ª D
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e uma linguagem especial.
Objetivos:

Trabalhar as Competências e  Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)

Trabalhar as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:

1.       Ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.       Expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3.       Elaborar hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)

4.       Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)



Habilidades a serem desenvolvidas:
Conteúdos:
Datas
Retomada de habilidades:
·         Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·         Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·         Reconhecer as esferas da ética e da moral como construções históricas-sociais (GI)
Aula 0: Revisão e diagnóstico da 2ª série

08/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.       Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1: Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
15/02
1.       Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos. (GI)
2.       Reconhecer a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
Situação de aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de texto
22/02
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.       Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano (GI)
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 3: Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
01/03
3.       Identificar, em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.       Reconhecer, a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.       Identificar a presença da Filosofia no cotidiano(GI)
Situação de aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
22/03
6.       Reconhecer-se como individuo fruto da natureza (GIII)
7.       Identificar necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
Situação de aprendizagem 3: A condição animal como ponto de partida para o processo de compreensão sobre o homem:
Aula 5: o homem um ser da natureza
29/03
8.       Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9.      Relacionar pensamento, linguagem e língua(GIII)
10.   Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades. (GI)
Situação de aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características  que identificam a espécie humana
Aula 6: A importância da linguagem
05/04
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos de leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
Entendimento da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A importância da reflexão
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa Bibliográfica
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Atividades Previstas:
Avaliação de Área CHT-
Avaliação Bimestral de 12/04
Entrega trabalho Atividade de leitura: de 05/04
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
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