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Oque é a filosofia: é o espanto!

guia de aprendizagem sociologia

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 1ª D e E
Bimestre: 1º
Justificativa:
Destacar a importância da disciplina Sociologia, como dispositivo de compreensão da sociedade e do homem como ser social. Perspectiva traçada através dos métodos científicos próprios dessa disciplina. Possibilitar aos estudantes do ensino médio a criação, como recurso metodológico, de um olhar sociológico para a análise da realidade em que ele está situado, fato que potenciará a construção de uma atitude investigativa que permite a busca pelas explicações de como e por que os fenômenos sociais acontecem.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
Conteúdos:
O Processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade.

O homem um ser social

  A Sociologia e o trabalho do sociólogo
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade
• Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
• Iniciar a construção de um olhar sociológico sobre a realidade
• Desenvolver a consciência de que não há olhar natural; todos os olhares são sempre construções.
• Distinguir o conhecimento de senso comum do conhecimento científico
• Distinguir Sociologia de Filosofia e Assistência Social
• Compreender o papel da Revolução Industrial e da urbanização no nascimento da
Sociologia
• Compreender o que faz um sociólogo

Temas transversais: Ética, cidadania, socialização, sociedade.

Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisa, análise de imagem  e filmes, leitura de obras literárias.
Valores trabalhados na disciplina:
Ética, solidariedade, sociabilidade.
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho em grupo: cartaz
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: sociologia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP 8-20,São Paulo, Ed Ática, 2013.





Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 2ª A e B
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa, o tema da diversidade social, que pode ser trabalhado sob os mais diferentes pontos de vista: histórico, geográfico, socioeconômico, a proposta é enfocar a diversidade na perspectiva sociológica, ainda que dialogando com as outras disciplinas. A proposta é começar com um debate geral sobre a diversidade brasileira, depois refletir a respeito da formação da diversidade, para finalizar o bimestre com uma reflexão sobre as tensões na formação da diversidade.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
Conteúdos:
1.           A população brasileira: diversidade nacional e Regional
2.          O estrangeiro do ponto de vista sociológico
3.          A formação da diversidade:
v  Migração, emigração e imigração,
v  Aculturação e assimilação
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Refletir sobre a questão da diversidade nacional de forma crítica
• Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
• Ler e interpretar tabelas que expressam a diversidade nacional em seus diferentes aspectos
• Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional
• Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
• Desenvolver uma visão sociológica da figura do estrangeiro
• Compreender e operar com os conceitos de assimilação e aculturação
• Apreender o significado da relação entre estabelecidos e outsiders
• Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Temas transversais:
Pluralidade Cultural (constituição da pluralidade cultural no Brasil, Pluralidade Cultural e Cidadania).
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisa, análise de imagem  e filmes, leitura da legislação e documentos.
Valores trabalhados na disciplina:
Respeito à diversidade cultural regional e nacional

Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho em grupo: entrevista
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP 28-39,São Paulo, Ed Ática, 2013.



Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 3ª A
Bimestre: 1º
Justificativa:
Apresentar a preocupação da disciplina Sociologia em situar o lugar do educando na sociedade em que ele esta integrado, possibilitando a compreensão do seu papel como cidadão, quanto ao conhecimento dos direitos e dos deveres no exercício pleno da cidadania, enquanto compreende-se o processo da construção da cidadania contemporânea e luta pelos direitos.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
Conteúdos:
1.          O que é Cidadania.

2.          A conquista dos Direitos civis, políticos, sociais e humanos.

3.          A Constituição cidadã, promulgada em 1988.

4.          Direitos e Deveres do cidadão
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”
• Distinguir e reconhecer o que são direitos civis, políticos, sociais e humanos.
• Desenvolver uma compreensão inicial sobre a relação entre a formação do Estado brasileiro e a constituição dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil.
• Analisar criticamente as condições de exercício da cidadania no Brasil ao longo da história
• Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição
Brasileira de 1988
• Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira.
• Estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação
• Ler, interpretar e analisar trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto do Idoso.
• Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Temas transversais:
Trabalho e Consumo (Direitos Humanos, Cidadania).
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisa, análise de imagem  e filmes, leitura da legislação e documentos.
Valores trabalhados na disciplina:
Ética, compromisso, responsabilidade.
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa social sobre os direitos humanos
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP 246-257,São Paulo, Ed Ática, 2013.




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