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Oque é a filosofia: é o espanto!

GUIAS DE APRENDIZAGEM DE FILOSOFIA 2º BIMESTRE

domingo, 22 de maio de 2016

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                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 1ª A,B,C,D e E
Bimestre: 2º
Justificativa:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite alunos o aprendizado da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias, sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de aprender os conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular, cheio de significados produzidos pelo senso comum, para ambientes mais científicos , saindo do senso comum para o senso crítico. Assim propiciando a formação de um jovem competente, solidário e autônomo.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v  Ler textos filosóficos de modo significativo;
v  Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registro;
v  Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v  Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.

2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v  Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.

3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
v  Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
Conteúdos:

Retomada: Áreas da filosofia

A Filosofia e outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência

Introdução á Filosofia da Ciência
Introdução a Filosofia da Religião, Deus é a razão
Introdução a Filosofia da Cultura , mito e cultura 
 Introdução a Filosofia da arte
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como: observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre cultura e natureza
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos Biográficos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
Solidariedade; Respeito a diversidade; Tolerância; Respeito as diversas formas de conhecimento.

Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa biográfica
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento, Unidade 1, Capitulo 2 e 3 e, pp 12- 61,Editora Scipione,2013.




Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 2ª  A
Bimestre: 2º
Justificativa:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre ética e moral, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno a partir da leitura, compreensão e produção de textos filosóficos que contribuirão com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v  Ler textos filosóficos de modo significativo;
v  Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registro;
v  Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v  Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v  Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
Conteúdos:
Autonomia:Kant
Introdução à Teoria do Indivíduo:
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill

Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault

Condutas massificadas

Alienação moral
Habilidades a serem desenvolvidas:
Refletir sobre a ética na perspectiva do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade

 Refletir sobre as perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza

Identificar diferentes concepções de indivíduo

 Identificar as subjetividades como resultado de construção social

 Identificar processos sociais merecedores de crítica

Expressar, por escrito e oralmente, uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria cultural e alienação moral
Temas transversais:
Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
A importância da reflexão
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia; Paciência; Tolerância.
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa jornalística
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento, Unidade 3, Capítulos 2 e 3, pp 137 a 169 ,Editora Scipione,2013.



Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 3ª A
Bimestre: 2º
Justificativa:
As atividades elaboradas para o ensino da Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre discurso Filosófico, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno, ampliando também o conhecimento sobre a desigualdade social no Brasil, como não sendo este um conhecimento superfluo e distante da realidade cotidiana do educando, possibilitando assim, a conscientização de sua realidade e a necessidade de refletir sobre o tema. A partir da conscientização, possibilitar ao aluno utilizar o conhecimento filosófico como ferramenta importante que contribuirá com a formação humana e com o acesso à cultura geral, e com isso venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v  Ler textos filosóficos de modo significativo;
v  Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registro;
v  Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v  Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v  Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica



Conteúdos:
1.      O homem como ser de natureza
2.      O homem como ser de linguagem
3.      Características do discurso filosófico
          Comparação com o discurso religioso
4.      O homem como ser político
5.    A desigualdade entre os homens como desafio da política


Habilidades a serem desenvolvidas:
Identificar marcas dos discursos filosófico, mitológico e religioso

• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates realizados

• Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica

• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos

• Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade

• Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os conceitos platônicos trabalhados

• Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social

• Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social

• Questionar o papel social do Estado e das leis
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos de leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
·         Entendimento da formulação do preconceito e como minimizá-lo
·         A importância da reflexão


Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa e seminários
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento, Unidade 2, Capitulo 2 e 3, pp 80 -107,Editora Scipione,2013

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