Postagem em destaque

Oque é a filosofia: é o espanto!

Condutas Massificadas e alienação Moral

domingo, 5 de junho de 2016

Condutas massificadas

Conduta massificada é a eliminação das desigualdades entre os seres humanos, através da sua transformação numa massa genérica e cinzenta, de uniformidade anônima, por exemplo: todo mundo quer passar suas férias na Itália, todos se vestem como todo mundo, inclusive todos pensam, sentem, fazem o mesmo no trabalho e no tempo livre, em seu ambiente social e político.
Conforme sabemos, o século XX foi marcado pelo desenvolvimento de duas poderosas armas modernas: a propaganda e publicidade.
A primeira foi largamente utilizada pelos regimes totalitários para mobilizarem populações para atingirem os objetivos a que se propunham.
A segunda é largamente utilizada para a promoção e venda de produtos para grandes massas de consumidores. Em ambas as situações constata-se o mesmo fenómeno: os indivíduos são despersonalizados, tratados como meros elementos de enormes massas de apoiantes ou consumidores de algo que lhes é impingido.
 A conduta massificada nos mostra claramente que somos induzidos pela mídia. Isso é fato! Somos transformados em “Maria vai com as outras” através da moda que vai e volta, através da vaidade e das renovações de produtos para manter essa vaidade. A internet, a televisão, as revistas fazem com que nós sejamos influenciados de alguma maneira. Se um corte de cabelo é lançado na mídia, a grande maioria adere o corte, porque não quer ficar para trás, e pessoas que não costumam aderir nada que a moda opõe são chamadas de pessoas ultrapassadas. E esses meios de comunicação interferem sim na maneira de pensarmos e agirmos, e tem uma grande influência em nosso guarda roupa.

Alienação moral

Alienação moral é uma atuação manipulada do pensamento que ocorre na mente das pessoas que não conseguem mais pensar por si próprias, mas sim pelo o que os outros ou a mídia dita.

Isto significa que o indivíduo perde a capacidade de raciocinar criticamente. Uma pessoa alienada moralmente é aquela que age sem saber dos seus direitos e aceita tudo passivamente sem questionar. Seus valores morais são aqueles que são transmitidos em novelas, isto porque essas pessoas estão tão dominadas que perderam o senso crítico.

Um alienado moralmente é uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Algumas pessoas são tão alienadas moralmente que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes da alienação moral de massa.

As brechas para que alienação moral aconteça são:
-  quando há o individualismo e recusa do outro.
-  quando há condutas massificadas.


Numa situação de alienação moral, a autonomia não é alcançada, pois a sociedade nega direitos e discrimina. O outro não é reconhecido como sujeito e lhe é negada a liberdade de expressão, o acesso à educação, à saúde, ao trabalho e há ausência de políticas públicas.

0 comentários:

Postar um comentário

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.