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Guias de aprendizagem de Sociologia 2º bimestre

domingo, 22 de maio de 2016

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E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 1ª D e E
Bimestre: 2º
Justificativa:
Destacar a importância da disciplina Sociologia, como dispositivo de compreensão da sociedade e do homem como ser social. Perspectiva traçada através dos métodos científicos próprios dessa disciplina. Possibilitar aos estudantes do ensino médio a criação, como recurso metodológico, de um olhar sociológico para a análise da realidade em que ele está situado, fato que potenciará a construção de uma atitude investigativa que permite a busca pelas explicações de como e por que os fenômenos sociais acontecem. Completando o estudo iniciado no 1º bimestre  a intenção é sensibilizar  os alunos para a ideia de como ,onde e quando passamos a viver em sociedade a perceber a dinâmica do processo de socialização.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
Conteúdos:
O que permite ao aluno viver em sociedade?
Inserção em grupos sociais
• Família, escola, vizinhança, trabalho

Relações e interações sociais

Socialização e o processo de construção da identidade
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Compreender o que permite ao homem viver em sociedade

• Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização

• Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais

• Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e convivência cotidiana
• Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de comportamento e sociabilidade

• Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção identitária

• Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade

• Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar sociais
Temas transversais: Ética, cidadania, socialização, sociedade.

Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisa, análise de imagem  e filmes, leitura de obras literárias.
Valores trabalhados na disciplina:
Ética, solidariedade, sociabilidade.
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho individual: fanzine
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: sociologia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP 8-20,São Paulo, Ed Ática, 2013.




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E. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016

Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 2ª A e B
Bimestre: 2º
Justificativa:
Utilizar conhecimentos sociológicos para compreender a questão cultural e os benefícios da interação entre culturas, assim como diminuir o preconceito em relação a cultura do Outro. Conscientizar a respeito do consumo sustentável, a diferença entre o consumo e o consumismo relacionando a sociologia. Compreender a construção da identidade realizada pelos jovens e suas consequências
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
Conteúdos:
1.      Qual a importância da cultura na vida social?

2.      Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa

3.       • Construção da identidade pelos jovens
Habilidades a serem desenvolvidas:
 Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa

• Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral

• Distinguir a ideia de sociedade do conceito de cultura

• Refletir criticamente a respeito da produção em massa

• Questionar a noção de juventude

• Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura

• Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (constituição da pluralidade cultural no Brasil, Pluralidade Cultural e Cidadania).
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisa, análise de imagem  e filmes, leitura da legislação e documentos.
Valores trabalhados na disciplina:
Respeito à diversidade cultural regional e nacional

Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho em grupo PESQUISA
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP 28-39,São Paulo, Ed Ática, 2013.



Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Sociologia
Série e turma: 3ª A
Bimestre: 2º
Justificativa:
Após a apresentação do conceito de cidadania, levar o aluno a aprender alguma das mais importantes resoluções promulgadas após a Constituição de 1988 como: O Estatuto da Criança e do Adolescente(1990), O Código de Defesa do Consumidor(1990) e o Estatuto do Idoso(2003). O segundo aspecto é analisar e reconhecer-se através cidadania ativa expressa nos movimentos sociais.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.

Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.

Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
Conteúdos:
1.          A Constituição cidadã, promulgada em 1988.

2.          Direitos e Deveres do cidadão

3.           Formas de participação popular na historia do Brasil .

4.          Os movimentos operários ,sindical e pela terra.

5.           O movimento feminista .

6.           Movimentos populares urbanos

7.           Novos movimentos sociais negros, LGBT.
Habilidades a serem desenvolvidas:
Interpretar e analisar criticamente fatos e eventos históricos  brasileiro   
Reconhecer diferentes formas de atuação política da população nas revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX
Compreender a importância da participação política da população nos movimentos operário, sindical e dos sem-terra
Desenvolver o espírito crítico em relação à historicidade da condição feminina
Estabelecer relações entre a luta feminina e a ampliação dos direitos civis
Estabelecer uma reflexão sobre o significado e a importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres
Reconhecer e identificar algumas das principais reivindicações dos movimentos sociais contemporâneos Desenvolver o espírito crítico em relação aos conflitos sociais, a desigualdade, o            racismo, o preconceito, a diferença e a questão ambiental a partir das experiências cotidianas do jovem
Temas transversais:
Trabalho e Consumo (Direitos Humanos, Cidadania).
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisa, análise de imagem  e filmes, leitura da legislação e documentos.
Valores trabalhados na disciplina:
Ética, compromisso, responsabilidade.
Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa e seminários
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP 246-257,São Paulo, Ed Ática, 2013.




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