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Oque é a filosofia: é o espanto!

1ª SÉRIE guia de aprendizagem 1º bim de 2019

sexta-feira, 22 de março de 2019


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GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE A                          2019

Professor: Jéssica Priscila de Souza
Disciplina: Filosofia
1° Bimestre
Justificativa:
Para que os alunos possam chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida cotidiana, precisamos partir do surgimento histórico da Filosofia, como um conjunto de respostas possíveis às questões presentes em suas vidas, como jovens cidadãos, e que são em verdade questões pertinentes ao gênero humano. Esta compreensão torna a filosofia e o exercício do filosofar uma ferramenta para o exercício do protagonismo e consequentemente da cidadania.
Objetivos:

Segundo a matriz de competências e habilidades do ENEM no anexo.

Trabalhar as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:

1.       Ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)

2.       Expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)

3.       Elaborar hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)

4.       Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe(GII)

5.       Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos. (GII)

Habilidades :
Conteúdos:

Datas
·         Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais. (G III)
Aula: Como fazer pesquisas seguras e montagem de slides (PPT)
06/02
1.       Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos. (G I)
2.       Identificar informações em textos filosóficos (G I)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 1: O que somos nós
13/02
3.       Identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e
registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 2: O espanto como a origem do filosofar
20/02
4.       Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico (G I)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 3: O nascimento histórico da filosofia
28/02
5.       Identificar, a partir de textos da tradição filosófica, os diferentes períodos na História da Filosofia. (GI)

Situação de aprendizagem 4: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 4: Instrumentos de pesquisa em história da filosofia (aula invertida com produção de cartaz)
28/02
*3. Identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 5: Definições de filosofia
20/03
6.       Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto (G III)

Situação de Aprendizagem 2 – Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao
Criticismo

Aula 6: Filosofando: Como funciona o intelecto
27/03
7.       Identificar em excertos da tradição filosófica as
diferentes áreas da Filosofia.(GI)

8.       Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia (G III)
Situação de Aprendizagem 4 – Áreas da Filosofia
Aula 7: Áreas da filosofia
03/04
Temas transversais:
·         Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Atividades Previstas
Diagnóstico de conhecimentos prévios dos alunos.
Diagnostico de habilidades e competências em defasagem.
Trabalho em equipe
Avaliação bimestral
Recuperação Continua (todos as aulas)
Atividades Autodidáticas:

·         Sugestão de leitura previa de obras literárias, cientificas da Ciências Socais e artigos jornalísticos.
Atividades Didático- Cooperativas:

·       Pesquisas
·       Atividades em grupo
·       Discussões e debates
Atividades Complementares:
- Utilização e criação de recursos multimídias.
Valores:
·         Ética, compromisso, responsabilidade social e responsabilidade histórica.
·         A importância da reflexão
·         A historicidade dos conhecimentos humanos
Avaliação:
Trabalhos em equipes em slide 13/02
Trabalho pesquisa de um filosofo 03/04
Avaliação bimestral: 10/04
Participação das atividades em sala
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018







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GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE B                          2019

Professor: Jéssica Priscila de Souza
Disciplina: Filosofia
1° Bimestre
Justificativa:
Para que os alunos possam chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida cotidiana, precisamos partir do surgimento histórico da Filosofia, como um conjunto de respostas possíveis às questões presentes em suas vidas, como jovens cidadãos, e que são em verdade questões pertinentes ao gênero humano. Esta compreensão torna a filosofia e o exercício do filosofar uma ferramenta para o exercício do protagonismo e consequentemente da cidadania.
Objetivos:

Segundo a matriz de competências e habilidades do ENEM no anexo.

Trabalhar as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:

1.       Ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)

2.       Expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)

3.       Elaborar hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)

4.       Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe(GII)

5.       Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos. (GII)

Habilidades :
Conteúdos:

Datas
·         Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais. (G III)
Aula: Como fazer pesquisas seguras e montagem de slides (PPT)
06/02
1.       Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos. (G I)
2.       Identificar informações em textos filosóficos (G I)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 1: O que somos nós
13/02
3.       Identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e
a.       registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 2: O espanto como a origem do filosofar
20/02
4.       Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico (G I)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 3: O nascimento histórico da filosofia
28/02
5.       Identificar, a partir de textos da tradição filosófica, os diferentes períodos na História da Filosofia. (GI)

Situação de aprendizagem 4: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 4: Instrumentos de pesquisa em história da filosofia (aula invertida com produção de cartaz)
28/02
          *3. Identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 5: Definições de filosofia
20/03
6.       Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto (G III)

Situação de Aprendizagem 2 – Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao
Criticismo

Aula 6: Filosofando: Como funciona o intelecto
27/03
7.       Identificar em excertos da tradição filosófica as
a.       diferentes áreas da Filosofia.(GI)

8.       Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia (G III)
Situação de Aprendizagem 4 – Áreas da Filosofia
Aula 7: Áreas da filosofia
03/04
Temas transversais:
·         Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Atividades Previstas
Diagnóstico de conhecimentos prévios dos alunos.
Diagnostico de habilidades e competências em defasagem.
Trabalho em equipe
Avaliação bimestral
Recuperação Continua (todos as aulas)
Atividades Autodidáticas:

·         Sugestão de leitura previa de obras literárias, cientificas da Ciências Socais e artigos jornalísticos.
Atividades Didático- Cooperativas:

·       Pesquisas
·       Atividades em grupo
·       Discussões e debates
Atividades Complementares:
- Utilização e criação de recursos multimídias.
Valores:
·         Ética, compromisso, responsabilidade social e responsabilidade histórica.
·         A importância da reflexão
·         A historicidade dos conhecimentos humanos
Avaliação:
Trabalhos em equipes em slide 13/02
Trabalho pesquisa de um filosofo 03/04
Avaliação bimestral: 10/04
Participação das atividades em sala
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018







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GUIA DE APRENDIZAGEM               1ª SÉRIE C                          2019

Professor: Jéssica Priscila de Souza
Disciplina: Filosofia
1° Bimestre
Justificativa:
Para que os alunos possam chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida cotidiana, precisamos partir do surgimento histórico da Filosofia, como um conjunto de respostas possíveis às questões presentes em suas vidas, como jovens cidadãos, e que são em verdade questões pertinentes ao gênero humano. Esta compreensão torna a filosofia e o exercício do filosofar uma ferramenta para o exercício do protagonismo e consequentemente da cidadania.
Objetivos:

Segundo a matriz de competências e habilidades do ENEM no anexo.

Trabalhar as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:

1.       Ler, compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)

2.       Expressar-se por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)

3.       Elaborar hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)

4.       Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe(GII)

5.       Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos. (GII)

Habilidades :
Conteúdos:

Datas
·         Estabelecer relações entre textos verbais e não verbais. (G III)
Aula: Como fazer pesquisas seguras e montagem de slides (PPT)
08/02
6.       Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos. (G I)
7.       Identificar informações em textos filosóficos (G I)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 1: O que somos nós
15/02
8.       Identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e
a.       registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 2: O espanto como a origem do filosofar
22/02
9.       Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico (G I)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 3: O nascimento histórico da filosofia
01/03
10.   Identificar, a partir de textos da tradição filosófica, os diferentes períodos na História da Filosofia. (GI)

Situação de aprendizagem 4: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 4: Instrumentos de pesquisa em história da filosofia (aula invertida com produção de cartaz)
01/03
          *3. Identificar, a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
Situação de aprendizagem 1: Criando uma imagem crítica da filosofia

Aula 5: Definições de filosofia
22/03
11.   Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto (G III)

Situação de Aprendizagem 2 – Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao
Criticismo

Aula 6: Filosofando: Como funciona o intelecto
29/03
12.   Identificar em excertos da tradição filosófica as
a.       diferentes áreas da Filosofia.(GI)

13.   Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia (G III)
Situação de Aprendizagem 4 – Áreas da Filosofia
Aula 7: Áreas da filosofia
05/04
Temas transversais:
·         Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Atividades Previstas
Diagnóstico de conhecimentos prévios dos alunos.
Diagnostico de habilidades e competências em defasagem.
Trabalho em equipe
Avaliação bimestral
Recuperação Continua (todos as aulas)
Atividades Autodidáticas:

·         Sugestão de leitura previa de obras literárias, cientificas da Ciências Socais e artigos jornalísticos.
Atividades Didático- Cooperativas:

·       Pesquisas
·       Atividades em grupo
·       Discussões e debates
Atividades Complementares:
- Utilização e criação de recursos multimídias.
Valores:
·         Ética, compromisso, responsabilidade social e responsabilidade histórica.
·         A importância da reflexão
·         A historicidade dos conhecimentos humanos
Avaliação:
Trabalhos em equipes em slide 15/02
Trabalho pesquisa de um filosofo 0/04
Avaliação bimestral: 12/04
Participação das atividades em sala
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018




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