Postagem em destaque

Oque é a filosofia: é o espanto!

guias de aprendizagens de filosofia

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 1ª A, B, C, D e E
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa, propomos uma questão didática e medotológica própria à Filosofia: Por que ensinar a filosofar?
Para que os adolescentes possam chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida cotidiana, precisamos partir do surgimento histórico da Filosofia, como um conjunto de respostas possíveis às questões presentes em suas vidas, como jovens cidadãos, e que são em verdade questões pertinentes ao gênero humano. Esta compreensão torna a filosofia e o exercício do filosofar uma ferramenta para o exercício do protagonismo e consequentemente da cidadania.

Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v  Ler textos filosóficos de modo significativo;
v  Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registro;
v  Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v  Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v  Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.



Conteúdos:
1- Por que estudar Filosofia?
a) o intelecto
b)empirismo e racionalismo
c) a filosofia como reflexão
d) nascimento histórico da filosofia
e) a história da filosofia

2- As áreas da Filosofia
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador
• Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos
• Identificar informações em textos filosóficos
• Identificar características de argumentação em diferentes gêneros textuais
• Reconhecer manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico
• Relacionar questões atuais a questões da História da Filosofia
• Praticar escuta atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe
• Praticar negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que beneficiem a todos
• Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto
Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos Biográficos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
A importância da reflexão
A historicidade dos conhecimentos humanos


Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa biográfica
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento, Unidade 1, Capitulo 1, pp 10 -11,Editora Scipione,2013.





Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 2ª A e B
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa vamos parti de uma definição que se encontra no filosofo grego Aristóteles (384 – 322 a.C.), na qual seguir um comportamento ético seria a maneira do cidadão ser feliz, ou seja, seria um conjunto de hábitos e práticas cotidianas que provocariam, no ser humano, um sentimento de satisfação e orgulho com as consequências de suas atitudes. Isso quer dizer que Ética refere-se às escolhas e aos comportamentos. Essa ideia nos remete à pergunta: Por que é importante estudar Ética? Ora, como vivemos e convivemos em comunidade, precisamos estar atentos às consequências de nossas escolhas e ações, porque cada uma delas afeta outros semelhantes. Para facilitar isso, podemos utilizar a Filosofia. Refletir, analisar, imaginar, construir formas de chegar às melhores respostas. Ética é uma parte da Filosofia e seu estudo possibilitará reflexões e ferramentas para ampliar o pensamento e consequentemente a capacidade de fazer escolhas que considerem o que é melhor para si e para comunidade.

Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v  Ler textos filosóficos de modo significativo;
v  Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registro;
v  Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v  Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v  Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica



Conteúdos:
1.      O eu racional
2.      Introdução à ética
3.      Liberdade
4.    Autonomia

Habilidades a serem desenvolvidas:
• Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária
• Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas
• Relacionar liberdade à solidariedade
• Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual
• Relacionar ética e moral

Temas transversais:
Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
A importância da reflexão
Solidariedade, autoconfiança, respeito, racionalidade e lógica

Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa jornalística
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento, Unidade 3, Capítulos 2 e 3, pp 137 a 169 ,Editora Scipione,2013.



Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.pngE. E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
                                                    GUIA DE APRENDIZAGEM               ___ SÉRIE___             2016
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
Disciplina: Filosofia
Série e turma: 3ª A
Bimestre: 1º
Justificativa:
Como justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo especifico e uma linguagem especial.
Objetivos:
Objetivos elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v  Ler textos filosóficos de modo significativo;
v  Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registro;
v  Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v  Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v  Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica



Conteúdos:
1.      O que é Filosofia
2.      Os preconceitos em relação à Filosofia,
 sua definição e importância para a cidadania
3.      O homem como ser de natureza
4.      O homem como ser de linguagem



Habilidades a serem desenvolvidas:
Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos
• Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões a partir das leituras e debates realizados
• Identificar a presença da Filosofia no cotidiano
• Estabelecer a distinção entre o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente dito, típico dos filósofos especialistas
• Identificar características da Filosofia como reflexão
• Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua
• Relacionar pensamento, linguagem e língua
• Identificar a importância da língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar diferentes realidades

Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
Estratégias didáticas
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno

Atividades Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos de leitura de textos diversos
 Aplicação no cotidiano
Valores trabalhados na disciplina:
·         Entendimento da formulação do preconceito e como minimizá-lo
·         A importância da reflexão


Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho de pesquisa Biográfica
Avaliação Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEECaderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento, Unidade 1, Capitulo 1, pp 10 -11,Editora Scipione,2013


0 comentários:

Postar um comentário

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.