Postagem em destaque

Oque é a filosofia: é o espanto!

Resumo Filosofia 3ªsérie 1º bimestre

domingo, 30 de março de 2014

Textos 3º ano 1º bimestre
 A Filosofia


Qual o significado da palavra filosofia?
A palavra filosofia é grega.

É composta por duas outras: philo e sophia. Philo significa amizade, amor fraterno. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. 
Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. 
Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. 
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. 

A atitude filosófica
A atitude filosófica começa quando ficamos espantados e curiosos diante das duvidas e questionamentos da vida, como por exemplo quando perguntamos o que somos? Todos os seres humanos tem uma atitude filosófica num determinado momento da vida.
A atitude filosófica possui algumas perguntas chaves:
1. perguntar o que é ; é perguntar qual é a natureza e definição;
2. perguntar como é ; é perguntar qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma ideia ou um valor;
3. perguntar por que ; é perguntar pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor.
4. perguntar Para que; é perguntar pela utilidade e sentido pelo qual algo existe.
São perguntas sobre a essência, a significação ou a estrutura,origem e a utilidade de tudo. 

Definição de Filosofia
“a Filosofia é compreendida em linhas gerais como uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.”
A filosofia é uma Reflexão Intelectual ou critica, por que é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo e compreendendo o que pensamos e como pensamos. ( ideia de Simon Blackburn, filosofo professor Universidade de Cambridge)
A filosofia fornece o conhecimento e desenvolvimento intelectual para responder a infinitas questões sociais, políticas, artísticas, cientificas e psicológicas, podendo os filósofos exercer várias profissões.

Todos os homens são “filósofos”

Antonio Gramsci, um filósofo italiano do século passado, já alertava para a necessidade
de se combater o preconceito muito difundido de que a Filosofia é uma atividade intelectual muito difícil e, por isso, restrita a uma minoria de inteligência supostamente privilegiada. Isso porque, para ele, num certo sentido, “todos os homens são ‘filósofos’”, pois, de algum modo, todas as pessoas, sem distinção, independentemente de seu grau de escolaridade, lidam, convivem, trabalham com a Filosofia e a utilizam no seu dia a dia, mesmo que não se apercebam disso. Afinal, a Filosofia está presente “na linguagem, no senso comum, no bom senso, na religião”, enfim, “em todo sistema de crenças, superstições, opiniões, modos de ser e agir” ..
O senso comum é o conjunto de valores, crenças, opiniões, preferências, que constitui a nossa visão de mundo e que orienta nossas ações e escolhas cotidianas. Em geral é assimilado sem qualquer questionamento. Simplesmente pensamos e vivemos de uma determinada maneira, acreditamos em certo grupo de valores, defendemos alguma posição política, ideológica ou religiosa, e assim por diante, sem, no entanto, nos preocuparmos em fundamentar nossas opiniões. Ao contrário, contentamo-nos com argumentos superficiais, muitas vezes até inconsistentes ou contraditórios.
Para filosofar precisamos passar do senso comum para o bom senso. O “bom senso”, se contrapõe ao senso comum” e, nesse sentido, “coincide com a filosofia” . Enquanto o senso comum é acrítico, espontâneo, irrefletido, o bom senso implica refletir, tomar consciência de que os acontecimentos possuem uma dimensão racional e que, portanto, devem ser compreendidos e enfrentados também de forma racional, a fim de se obter uma orientação consciente para a ação, evitando se deixar levar por “impulsos”.
Portanto, se a Filosofia está contida na linguagem, no senso comum, no bom senso e na religião, podemos dizer então que ela está presente em todas as dimensões da vida humana, sendo, portanto, familiar a todas as pessoas. Afinal, toda atividade humana, mesmo aquelas que são predominantemente práticas (as diversas formas de trabalho manual, por exemplo), é sempre acompanhada de um pensar, de um saber, em suma, de um trabalho intelectual, racional, reflexivo. É nesse sentido que podemos afirmar que “todos os homens são ‘filósofos’”.

Filósofos e “filósofos”
Se “todos os homens são ‘filósofos’”, como quer Gramsci, qual é, então, a diferença entre o filosofar de uma pessoa comum e o de um filósofo profissional ou especialista? 
Podemos dizer que o filósofo especialista: pensa, reflete, raciocina observando mais cuidadosamente as regras da lógica e os procedimentos metodológicos que utiliza; conhece a história do pensamento, isto é, a história da Filosofia; é capaz de analisar os problemas de seu tempo à luz da contribuição dos filósofos do passado que já se debruçaram sobre eles.
Mas se existe essa diferença entre o filósofo especialista e o não especialista, por que então afirmar que “todos os homens são ‘filósofos’?” Justamente para combater e destruir aquele preconceito de que a Filosofia é uma atividade muito difícil e restrita a uma minoria.
É importante perceber que a propagação desse preconceito cumpre uma função política conservadora, na medida em que afasta a Filosofia do contato com as massas, com o povo, com as pessoas mais simples. Dessa forma, impedidas de se apropriar dos conceitos e das teorias elaboradas pelos filósofos, as pessoas ficam desprovidas dessas ferramentas intelectuais que lhes permitiriam superar mais facilmente o senso comum e adquirir um conhecimento mais crítico e elaborado da realidade em que vivem.
Além disso, cabe afirmar que todos os homens são “filósofos” para deixar claro que todas as pessoas são potencialmente capazes de avançar de um “filosofar” espontâneo, assistemático, restrito ao senso comum, para um filosofar mais elaborado e rigoroso, semelhante ao praticado pelos filósofos especialistas. Para isso, é necessário que a Filosofia e os filósofos estejam em permanente contato com o povo, a fim ajudarem a promover um avanço cultural de massa e não apenas de pequenos grupos intelectuais. Só através desse contato é que uma filosofia se torna “histórica”, depura-se de elementos intelectualistas de natureza individual e se transforma em “vida”.


Filosofia como reflexão
 “a Filosofia é compreendida em linhas gerais como uma reflexão crítica a respeito do conhecimento  e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e,  portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.” Reflexão Intelectual  ou critica é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo e compreendendo o que pensamos e como pensamos.

Todos os homens são capazes de fazerem uma reflexão intelectual.
Somente o ser humano é capaz de fazer uma reflexão intelectual.

Como deve ser a reflexão intelectual de um filosofo?
A reflexão intelectual dos filósofos mostram como os filósofos trabalham para entender o ser humano e a realidade na qual ele esta inserido.
A reflexão dos filósofos deve ser:
1.    radical: isso significa que a Filosofia ao fundo do problema estudado,indaga a raiz do problema que estamos investigando.
2.    Sistemática: isso significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, com argumentos  lógicos, buscando provas e de seus argumentos; exigindo a fundamentação racional do que é falado e pensado. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”, buscando a certeza.

3.    De conjunto: isso significa que a Filosofia ao responder uma questão procura entender as respostas que os outros deram a mesma pergunta, buscando as verdades e os erros dessas respostas. As respostas em Filosofia não se baseiam na opinião pessoal do filosofo, mas no estudo das respostas encontradas por outros filósofos e cientistas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.