Postagem em destaque

Oque é a filosofia: é o espanto!

Resumo de Filosofia 1ª série 1º bimestre

domingo, 30 de março de 2014

Criando uma imagem Critica da Filosofia

Debate Inicial?
Por que o ser humano é diferente dos outros animais?
“ a melhor definição de ser humano é de que ele é uma animal que pensa, mas o que é pensar, como devemos pensar,  por que pensamos, para que pensamos”. Descobrir isto é papel da filosofia.

A atitude filosófica
A atitude filosófica começa quando ficamos espantados e curiosos diante das duvidas e questionamentos da vida, como por exemplo quando perguntamos o que  somos? Todos os seres humanos tem uma atitude filosófica num determinado momento da vida.
A atitude filosófica possui algumas perguntas chaves:
1.    perguntar o que é a coisa, ou o valor, ou a ideia é perguntar qual é a natureza e definição;
2.    perguntar como é a coisa, a ideia ou o valor é perguntar qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa, uma ideia ou um valor;
3.    perguntar por que a coisa, a ideia ou o valor existe é perguntar  pela origem ou pela causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor.
4.    perguntar Para que a coisa, ideia ou valor existe é perguntar pela utilidade e sentido pelo qual algo existe.
São perguntas sobre a essência, a significação ou a estrutura,origem e a utilidade de tudo.

 Filosofia como reflexão
 “a Filosofia é compreendida em linhas gerais como uma reflexão crítica a respeito do conhecimento  e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e,  portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.” Reflexão Intelectual  ou critica é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo e compreendendo o que pensamos e como pensamos.

“Por que o intelecto volve-se sobre si mesmo, por um único ato reflexivo conhece tanto o seu próprio entender como a forma que entende...”
Tomás de Aquino, Suma teológica I, questão 85, b9.

Reflexão Intelectual: características
Precisa de Ideias e conhecimento
Pode entender sobre coisas escondidas ou ausentes
Recorda sobre coisas do passado e planeja o futuro. Em relação ao presente faz interpretações da realidade.
Pensa sobre “coisas” invisíveis, ou abstratas como amor, a saudade, a saudade ou as ideias, sem esquecer, obviamente da filosofia.
É possível melhorar a partir do conhecimento.
Pode compreender a si mesma.

Todos os homens são capazes de fazerem uma reflexão intelectual.
Somente o ser humano é capaz de fazer uma reflexão intelectual.

Como deve ser a reflexão intelectual de um filosofo?
A reflexão intelectual dos filósofos mostram como os filósofos trabalham para entender o ser humano e a realidade na qual ele esta inserido.
A reflexão dos filósofos deve ser:
1.    radical: isso significa que a Filosofia ao fundo do problema estudado,indaga a raiz do problema que estamos investigando.
2.    Sistemática: isso significa que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, com argumentos  lógicos, buscando provas e de seus argumentos; exigindo a fundamentação racional do que é falado e pensado. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”, buscando a certeza.
3.    De conjunto: isso significa que a Filosofia ao responder uma questão procura entender as respostas que os outros deram a mesma pergunta, buscando as verdades e os erros dessas respostas. As respostas em Filosofia não se baseiam na opinião pessoal do filosofo, mas no estudo das respostas encontradas por outros filósofos e cientistas. 

Onde trabalham os filósofos
A.    Professores;
B.    Escritores em livros, jornais e revistas;
C.   Apresentadores de TV;
D.   Assessores e curadores de museus e pinacotecas;
E.    Assessores políticos;
F.    Orientadores de empresas e pessoas;
A filosofia fornece o conhecimento e desenvolvimento intelectual para responder a infinitas questões sociais, políticas, artísticas, cientificas e psicológicas, podendo os filósofos exercerem várias profissões.

Filosofia: o que é isso
Ela surgiu na Grécia Antiga,
Este pensamento nasce basicamente de uma insatisfação com o tipo de explicação da realidade que encontramos no pensamento mítico. O pensamento mítico tem uma característica que recorre toda explicação baseada no mistério e no sobrenatural. A explicação dada pelo pensamento mítico esbarra assim no inexplicável, na impossibilidade do conhecimento.
A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição mítica lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
Qual o significado da palavra filosofia?


A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophiaPhilo significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

Aula 4: História da filosofia
Filosofia Antiga
Os Pré-Socráticos
Podemos afirmar que foi a primeira corrente de pensamento, surgida na Grécia Antiga por volta do século VI a.C.. Os filósofos que viveram antes de Sócrates se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Podemos citar, neste contexto, os físicos Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Pitágoras desenvolve seu pensamento defendendo a ideia de que tudo preexiste à alma, já que esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendem a formação de todas as coisas, a partir da existência dos átomos.
Período Clássico
Os séculos V e IV A.C. na Grécia Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científico. O esplendor de cidades como Atenas, e seu sistema político democrático, proporcionou o terreno propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates.
Os sofistas, entre eles Górgias, Leontinos e Abdera, defendiam uma educação, cujo objetivo máximo seria a formação de um cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade. Dentro desta proposta pedagógica, os jovens deveriam ser preparados para falar bem (retórica), pensar e manifestar suas qualidades artísticas.
Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos conhecer as ideias de Sócrates através dos relatos deixados por Platão. . Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia (interrogação) e a maiêutica (concepção de ideias).
Platão foi discípulo de Sócrates e defendia que as ideias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências.
Outro grande sábio desta época foi Aristóteles que desenvolveu os estudos de Platão e Sócrates. Foi Aristóteles quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico. A sistematização e os métodos devem ser desenvolvidos para se chegar ao conhecimento pretendido, partindo sempre dos conceitos gerais para os específicos.
Período Pós-Socrático
Está época vai do final do período clássico (320 A.C.) até o começo da Era Cristã, dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia política e militar da Grécia.
Ceticismo: de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, pois o ser humano não consegue conhecer nada de forma exata e segura.
Epicurismo: os epicuristas, seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para, desta forma, chegar-se ao prazer.
Estoicismo: os sábios estoicos como, por exemplo, Marcos Aurélio e Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço. Os fenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como à emoção, o prazer e o sofrimento.

Filosofia Medieval
A Idade Média inicia-se com a desorganização da vida política, econômica e social do Ocidente, agora transformado num mosaico de reinos bárbaros. Depois vieram as guerras, a fome e as grandes epidemias. O cristianismo propaga-se por diversos povos. A diminuição da atividade cultural transforma o homem comum num ser dominado por crenças e superstições.
O período medieval não foi, porém, a "Idade das Trevas", como se acreditava. A filosofia clássica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos. Sob a influência da Igreja, as especulações se concentram em questões filosófico-teológicas, tentando conciliar a fé e a razão. E são nesse esforço que Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino trazem à luz reflexões fundamentais para a história do pensamento cristão.
Filosofia Moderna
A desagregação da cristandade com a reforma protestante e o renascimento cultural trouxe novas questões. A burguesia entra em cena e caracteriza a mentalidade moderna.
O conhecimento amplia-se e faz surgir um novo objeto de estudo, o próprio homem. René Descartes é considerado um dos pais da filosofia moderna. Aplicando a dúvida metódica, chegou a celebre conclusão: "Penso, logo existo". Seu método da dúvida crítica abalou profundamente o edifício do conhecimento filosófico de sua época.
Cada época abrange uma corrente de pensamento, juntamente com seus respectivos conceitos e pensadores. Entre os filósofos idealistas estão Descartes, Kant e Hegel. Já na tradição racionalista pós-cartesiana temos Pascal, Spinoza, Guilherme de Ockham e Leibniz. No palco inicial do empirismo moderno os principais representantes são: Francis bacon, Locke, Berkeley e Hume. Dentro da filosofia política destacam-se os seguintes filósofos: Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Maquiavel, Voltaire, dentre outros
Filosofia Contemporânea
No positivismo temos Augusto Comte.
O representante da crítica ao positivismo é Bérgson.
 Dentro da filosofia das Ciências ou Epistemologia temos como representante Bachelard.
A concepção de materialismo tem como representante Karl Marx.
Nas primeiras décadas do século XX, o mundo estava em crise. A filosofia também. Diversos pensadores passam a questionar o sentido da vida humana. Surge, assim, a tendência existencialista. Seus principais inspiradores: Kierkegaard, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Camus e Sartre.
O inconsciente representa papel fundamental na filosofia de Schopenhauer. Sob esse aspecto antecipou-se alguns dos conceitos mais importantes da psicanálise fundada por Sigmund Freud.
No pensamento pós-moderno temos influências marcantes, tais como: Michel Foucault, Deleuze, Habermas, Adorno, Marcuse, dentre outros.

Aula 5: Áreas da filosofia
Áreas da Filosofia
Áreas
Problemas
Definição

epistemologia
Nós devemos confiar na ciência?
Quem faz ciência? A ciência é importante? A ciência tem limites?
análise crítica das ciências, tanto as ciências exatas ou matemáticas, quanto as naturais e as humanas; avaliação dos métodos e dos resultados das ciências; compatibilidades e incompatibilidades entre as ciências; formas de relações entre as ciências, etc.;
Teoria do conhecimento
 O que é conhecer? Como podemos conhecer?
se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento.
Ética
como saber qual a melhor  atitude? Qual a importância  de fazer o bem?
Investigação sobre o agir humano.
Política
Quais são as melhores leis? Como podemos viver com as outras pessoas sem violência?
investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.
Filosofia da historia
O que é o tempo? O que é a história humana?
investigação sobre a dimensão temporal da existência humana; teorias do progresso, da evolução e descontinuidade da história; significado das diferenças culturais e históricas, suas razões e conseqüências
Estética
O que é a beleza? O que é a arte?
Investigação para entender a beleza e a arte
historia da filosofia
Quais as principais preocupações deste filosofo?
Quando e onde ele viveu?
Ele foi influenciado por quem? Quem ele influenciou?

estudo dos diferentes períodos da Filosofia; de grupos de filósofos segundo os temas e problemas que abordam; de relações entre o pensamento filosófico e as condições econômicas, políticas, sociais e culturais de uma sociedade; mudanças ou transformações de conceitos filosóficos em diferentes épocas; mudanças na concepção do que seja a Filosofia e de seu papel ou finalidade
Ontologia ou metafísica:
O que é os ser de cada coisa? O que é a realidade?
conhecimento dos princípios e fundamentos últimos de toda a realidade, de todos os seres;


Lógica
Quais os argumentos corretos?Quais as conclusões confiáveis?
conhecimento das formas gerais e das regras gerais do pensamento correto e verdadeiro, independentemente dos conteúdos pensados; regras para a demonstração científica verdadeira; regras para pensamentos não-científicos; regras sobre o modo de expor os conhecimentos; regras para a verificação da verdade ou falsidade de um pensamento.






0 comentários:

Postar um comentário

Lorem

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Ipsum

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.

Dolor

Please note: Delete this widget in your dashboard. This is just a widget example.