E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2019
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
|
Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 3ª A
|
Bimestre: 1º
|
|||
Justificativa:
Como
justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia
preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são
centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor
de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz
de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no
exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia
propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em
torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o
homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente
capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e
uma linguagem especial.
|
||||||
Objetivos:
Trabalhar as Competências e Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler,
compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se
por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3.
Elaborar
hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
4.
Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
|
Conteúdos:
|
Datas
|
|||
Retomada
de habilidades:
·
Estabelecer
relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·
Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·
Reconhecer as esferas da ética e da moral como
construções históricas-sociais (GI)
|
Aula 0:
Revisão e diagnóstico da 2ª série
|
07/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos.
(GI)
2.
Reconhecer
a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de
aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1:
Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
|
14/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos
filósofos. (GI)
2.
Reconhecer
a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de
aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de
texto
|
21/02
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar a presença da
Filosofia no cotidiano;
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 3:
Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
|
28/02
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar a presença da
Filosofia no cotidiano;
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
|
21/03
|
||||
6.
Reconhecer-se
como individuo fruto da natureza (GIII)
7.
Identificar
necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
|
Situação de
aprendizagem 3: A condição animal como ponto de partida para o processo de
compreensão sobre o homem:
Aula 5:
o homem um ser da natureza
|
28/03
|
||||
8.
Distinguir
diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9.
Relacionar
pensamento, linguagem e língua(GIII)
10. Identificar a importância da língua para a produção e
preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar
diferentes realidades. (GI)
|
Situação de
aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características que identificam a
espécie humana
Aula 6:
A importância da linguagem
|
04/04
|
||||
Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade
Cultural e Cidadania)
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
|
Atividades Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas
em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos
de leitura de textos diversos
Aplicação no cotidiano
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
Entendimento
da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A
importância da reflexão
|
Critérios de Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
de pesquisa Bibliográfica
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Atividades Previstas:
Avaliação
de Área CHT-
Avaliação
Bimestral de 11/04
Entrega
trabalho Atividade de leitura: de 04/04
|
||||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros
Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018
|
||||||
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2019
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
|
Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 3ª B
|
Bimestre: 1º
|
|||
Justificativa:
Como
justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia
preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são
centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor
de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz
de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no
exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia
propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em
torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o
homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente
capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e
uma linguagem especial.
|
||||||
Objetivos:
Trabalhar as Competências e Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler,
compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se
por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3.
Elaborar
hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
4.
Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
|
Conteúdos:
|
Datas
|
|||
Retomada
de habilidades:
·
Estabelecer
relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·
Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·
Reconhecer as esferas da ética e da moral como
construções históricas-sociais (GI)
|
Aula 0:
Revisão e diagnóstico da 2ª série
|
07/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos
filósofos. (GI)
2.
Reconhecer
a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de aprendizagem
1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1:
Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
|
14/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos
filósofos. (GI)
2. Reconhecer a dimensões política desse preconceito
e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de
aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de
texto
|
21/02
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar
a presença da Filosofia no cotidiano (GI)
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 3:
Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
|
28/02
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar
a presença da Filosofia no cotidiano(GI)
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
|
21/03
|
||||
6.
Reconhecer-se
como individuo fruto da natureza (GIII)
7.
Identificar
necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
|
Situação de aprendizagem
3: A condição animal como ponto de partida para o processo de compreensão
sobre o homem:
Aula 5:
o homem um ser da natureza
|
28/03
|
||||
8.
Distinguir
diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9. Relacionar pensamento, linguagem e língua(GIII)
10. Identificar a importância da língua para a produção e
preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real e imaginar
diferentes realidades. (GI)
|
Situação de
aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características que identificam a espécie humana
Aula 6:
A importância da linguagem
|
04/04
|
||||
Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade
Cultural e Cidadania)
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
|
Atividades Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas
em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos
de leitura de textos diversos
Aplicação no cotidiano
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
Entendimento
da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A
importância da reflexão
|
Critérios de Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
de pesquisa Bibliográfica
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Atividades Previstas:
Avaliação
de Área CHT-
Avaliação
Bimestral de 11/04
Entrega
trabalho Atividade de leitura: de 04/04
|
||||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros
Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018
|
||||||
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2019
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
|
Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 3ª C
|
Bimestre: 1º
|
|||
Justificativa:
Como
justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia
preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são
centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor
de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz
de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no
exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia
propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em
torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o
homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente
capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e
uma linguagem especial.
|
||||||
Objetivos:
Trabalhar as Competências e Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler,
compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se
por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3.
Elaborar
hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
4.
Desenvolver habilidades de escrita,
leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
|
Conteúdos:
|
Datas
|
|||
Retomada
de habilidades:
·
Estabelecer
relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·
Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·
Reconhecer as esferas da ética e da moral como
construções históricas-sociais (GI)
|
Aula 0:
Revisão e diagnóstico da 2ª série
|
08/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos
filósofos. (GI)
2.
Reconhecer
a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de aprendizagem
1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1:
Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
|
15/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos
filósofos. (GI)
2. Reconhecer a dimensões política desse preconceito
e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de
aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de
texto
|
22/02
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar
a presença da Filosofia no cotidiano (GI)
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 3:
Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
|
01/03
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar
a presença da Filosofia no cotidiano(GI)
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
|
22/03
|
||||
6.
Reconhecer-se
como individuo fruto da natureza (GIII)
7.
Identificar
necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
|
Situação de aprendizagem
3: A condição animal como ponto de partida para o processo de compreensão
sobre o homem:
Aula 5:
o homem um ser da natureza
|
29/03
|
||||
8.
Distinguir
diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9.
Relacionar
pensamento, linguagem e língua(GIII)
10.
Identificar a importância da língua para a
produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real
e imaginar diferentes realidades. (GI)
|
Situação de
aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características que identificam a espécie humana
Aula 6:
A importância da linguagem
|
05/04
|
||||
Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade
Cultural e Cidadania)
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
|
Atividades Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas
em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos
de leitura de textos diversos
Aplicação no cotidiano
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
Entendimento
da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A
importância da reflexão
|
Critérios de Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
de pesquisa Bibliográfica
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Atividades Previstas:
Avaliação
de Área CHT-
Avaliação
Bimestral de 12/04
Entrega
trabalho Atividade de leitura: de 05/04
|
||||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros
Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018
|
||||||
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2019
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
|
Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 3ª D
|
Bimestre: 1º
|
|||
Justificativa:
Como
justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina Filosofia
preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois temas são
centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e produtor
de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente capaz
de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no
exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia
propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em
torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o
homem e as suas características fundamentais, que o tornam potencialmente
capaz de construir sua humanidade, como ser que possui um corpo específico e
uma linguagem especial.
|
||||||
Objetivos:
Trabalhar as Competências e Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler,
compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se
por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3.
Elaborar
hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
4.
Desenvolver habilidades de escrita, leitura
e expressão oral na abordagem de temas filosóficos (GII)
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
|
Conteúdos:
|
Datas
|
|||
Retomada
de habilidades:
·
Estabelecer
relações entre textos verbais e não verbais (GIII)
·
Sistematização de ideias e sua diferenciação (GII)
·
Reconhecer as esferas da ética e da moral como
construções históricas-sociais (GI)
|
Aula 0:
Revisão e diagnóstico da 2ª série
|
08/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos.
(GI)
2.
Reconhecer
a dimensões política desse preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de
aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 1:
Ideias que as pessoas tem sobre a filosofia
|
15/02
|
||||
1.
Identificar
situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos
filósofos. (GI)
2. Reconhecer a dimensões política desse
preconceito e posicionar-se diante dele. (GIII)
|
Situação de
aprendizagem 1: O preconceito em relação a filosofia
Aula 2 : A morte de Sócrates : debate e análise de
texto
|
22/02
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar
a presença da Filosofia no cotidiano (GI)
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 3:
Todos os homens são filósofos (do senso comum ao bom senso)
|
01/03
|
||||
3.
Identificar,
em textos da tradição filosófica e em registros diversos, as diferenças entre
o filosofar espontâneo e o filosofar do tipo acadêmico. (GI)
4.
Reconhecer,
a partir de registros e relatos, a Filosofia como atividade reflexiva. (GIII)
5.
Identificar
a presença da Filosofia no cotidiano(GI)
|
Situação de
aprendizagem 2: A filosofia como atividade reflexiva e sua importância para o
exercício da cidadania
Aula 4: Definições de filosofia
|
22/03
|
||||
6.
Reconhecer-se
como individuo fruto da natureza (GIII)
7.
Identificar
necessidade de preservar o meio ambiente (GI)
|
Situação de
aprendizagem 3: A condição animal como ponto de partida para o processo de
compreensão sobre o homem:
Aula 5:
o homem um ser da natureza
|
29/03
|
||||
8.
Distinguir
diferenças e aproximações entre linguagem e língua (GIII)
9.
Relacionar
pensamento, linguagem e língua(GIII)
10.
Identificar a importância da língua para a
produção e preservação de saberes coletivos, bem como para representar o real
e imaginar diferentes realidades. (GI)
|
Situação de
aprendizagem 4: A linguagem e a língua como características que identificam a espécie humana
Aula 6:
A importância da linguagem
|
05/04
|
||||
Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade
Cultural e Cidadania)
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
|
Atividades Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas
em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos
de leitura de textos diversos
Aplicação no cotidiano
|
||||
Valores
trabalhados na disciplina:
Entendimento
da formulação do preconceito e como minimizá-lo
A
importância da reflexão
|
Critérios de Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
de pesquisa Bibliográfica
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Atividades Previstas:
Avaliação
de Área CHT-
Avaliação
Bimestral de 12/04
Entrega
trabalho Atividade de leitura: de 05/04
|
||||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 3ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros
Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018
|
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