GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo Donizeti
Ferreira
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Disciplina: Sociologia
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Série e turma: 1ª D e E
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
Destacar a importância da
disciplina Sociologia, como dispositivo de compreensão da sociedade e do
homem como ser social. Perspectiva traçada através dos métodos científicos
próprios dessa disciplina. Possibilitar aos estudantes do ensino médio a
criação, como recurso metodológico, de um olhar sociológico para
a análise da realidade em que ele está situado, fato que potenciará a
construção de uma atitude investigativa que permite a busca pelas explicações
de como e por que os fenômenos sociais acontecem.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação
e comunicação:
•
Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade:
as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas
teóricos, e as do senso comum.
•
Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das
observações e reflexões realizadas.
Investigação
e compreensão:
•
Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana,
ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações
interpessoais com os vários grupos sociais.
•
Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de
comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como
estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
•
Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e
segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade,
enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões
do mundo atual.
Contextualização
sociocultural:
•
Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de
qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
•
Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da
cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja,
efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e
o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
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Conteúdos:
O
Processo de desnaturalização ou estranhamento da
realidade.
O homem um ser social
A Sociologia e o
trabalho do sociólogo
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Desenvolver o espírito crítico e a
capacidade de observação da sociedade
• Desenvolver habilidades de
leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
• Iniciar a construção de um olhar
sociológico sobre a realidade
• Desenvolver a consciência de que
não há olhar natural; todos os olhares são sempre construções.
• Distinguir o conhecimento de senso
comum do conhecimento científico
• Distinguir Sociologia de Filosofia
e Assistência Social
• Compreender o papel da Revolução
Industrial e da urbanização no nascimento da
Sociologia
• Compreender o que faz um sociólogo
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Temas transversais: Ética, cidadania,
socialização, sociedade.
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Estratégias
didáticas
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Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras,
relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e
atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisa, análise de
imagem e filmes, leitura de obras literárias.
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Valores trabalhados na
disciplina:
Ética,
solidariedade, sociabilidade.
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Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante
as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao
final do Bimestre
Trabalho em grupo:
cartaz
Avaliação Área
das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta
curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: sociologia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique;
BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP
8-20,São Paulo, Ed Ática, 2013.
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![Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.png](file:///C:/Users/PROFES~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image003.jpg)
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo Donizeti
Ferreira
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Disciplina: Sociologia
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Série e turma: 2ª A e B
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
Como justificativa, o tema da
diversidade social, que pode ser trabalhado sob os mais diferentes pontos de
vista: histórico, geográfico, socioeconômico, a proposta é enfocar a
diversidade na perspectiva sociológica, ainda que dialogando com as outras
disciplinas. A proposta é começar com um debate geral sobre a diversidade
brasileira, depois refletir a respeito da formação da diversidade, para
finalizar o bimestre com uma reflexão sobre as tensões na formação da
diversidade.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação
e comunicação:
•
Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade:
as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas
teóricos, e as do senso comum.
•
Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das
observações e reflexões realizadas.
Investigação
e compreensão:
•
Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana,
ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações
interpessoais com os vários grupos sociais.
•
Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de
comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como
estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
•
Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e
segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade,
enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões
do mundo atual.
Contextualização
sociocultural:
•
Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de
qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
•
Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da
cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja,
efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e
o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
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Conteúdos:
1.
A população brasileira: diversidade nacional e
Regional
2.
O estrangeiro do ponto de vista sociológico
3.
A formação da diversidade:
v Migração, emigração e
imigração,
v Aculturação e assimilação
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Refletir sobre a questão da diversidade
nacional de forma crítica
• Desenvolver habilidades de
leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
• Ler e interpretar tabelas que
expressam a diversidade nacional em seus diferentes aspectos
• Distinguir emigração e
imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade
nacional
• Estabelecer uma reflexão
sobre as razões da migração
• Desenvolver uma visão
sociológica da figura do estrangeiro
• Compreender e operar com os
conceitos de assimilação e aculturação
• Apreender o significado da
relação entre estabelecidos e outsiders
• Sensibilizar-se em relação às
tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
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Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (constituição da pluralidade cultural no Brasil, Pluralidade
Cultural e Cidadania).
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Estratégias
didáticas
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Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras,
relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e
atividades em grupo e em dupla
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Atividades Complementares:
Pesquisa,
análise de imagem e filmes, leitura da legislação e documentos.
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Valores trabalhados na
disciplina:
Respeito
à diversidade cultural regional e nacional
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Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante
as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao
final do Bimestre
Trabalho em
grupo: entrevista
Avaliação Área
das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta
curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique;
BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP
28-39,São Paulo, Ed Ática, 2013.
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![Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.png](file:///C:/Users/PROFES~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image003.jpg)
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo Donizeti
Ferreira
|
Disciplina: Sociologia
|
Série e turma: 3ª A
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
Apresentar
a preocupação da disciplina Sociologia em situar o lugar do educando na
sociedade em que ele esta integrado, possibilitando a compreensão do seu
papel como cidadão, quanto ao conhecimento dos direitos e dos deveres no
exercício pleno da cidadania, enquanto compreende-se o processo da construção
da cidadania contemporânea e luta pelos direitos.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação
e comunicação:
•
Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade:
as explicações das Ciências Sociais, amparadas nos vários paradigmas
teóricos, e as do senso comum.
•
Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das
observações e reflexões realizadas.
Investigação
e compreensão:
•
Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana,
ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte de expectativas” nas relações
interpessoais com os vários grupos sociais.
•
Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de
comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do “marketing”, como
estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
•
Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e
segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade,
enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões
do mundo atual.
Contextualização
sociocultural:
•
Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de
qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
•
Construir a identidade social e política de modo a viabilizar o exercício da
cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja,
efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e
o cidadão e, também, entre os diferentes grupos.
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Conteúdos:
1.
O que é Cidadania.
2.
A conquista dos Direitos civis, políticos,
sociais e humanos.
3.
A Constituição cidadã, promulgada em 1988.
4.
Direitos e Deveres do cidadão
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Compreender o significado e
as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”
• Distinguir e reconhecer o que
são direitos civis, políticos, sociais e humanos.
• Desenvolver uma compreensão
inicial sobre a relação entre a formação do Estado brasileiro e a
constituição dos direitos civis, políticos, sociais e humanos no Brasil.
• Analisar criticamente as
condições de exercício da cidadania no Brasil ao longo da história
• Compreender de que maneiras a
cidadania está formalmente concebida na Constituição
Brasileira de 1988
• Ler, interpretar e analisar o
texto original da Constituição Brasileira.
• Estabelecer uma reflexão
crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas
possibilidades de efetivação
• Ler, interpretar e analisar
trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do
Consumidor e do Estatuto do Idoso.
• Estabelecer uma reflexão
crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
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Temas transversais:
Trabalho e
Consumo (Direitos Humanos, Cidadania).
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Estratégias
didáticas
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Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras,
relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e
atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisa,
análise de imagem e filmes, leitura da legislação e documentos.
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Valores trabalhados na
disciplina:
Ética, compromisso, responsabilidade.
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Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante
as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas).
Avaliação de Aprendizagem ao
final do Bimestre
Trabalho de
pesquisa social sobre os direitos humanos
Avaliação Área
das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria. I. (Coord.). Proposta
curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique;
BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP
246-257,São Paulo, Ed Ática, 2013.
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