E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
|
Disciplina:
Sociologia
|
Série e turma: 1ª D e E
|
Bimestre: 2º
|
|||
Justificativa:
Destacar
a importância da disciplina Sociologia, como dispositivo de compreensão da
sociedade e do homem como ser social. Perspectiva traçada através dos métodos
científicos próprios dessa disciplina. Possibilitar aos estudantes do ensino
médio a criação, como recurso metodológico, de um olhar sociológico para
a análise da realidade em que ele está situado, fato que potenciará a
construção de uma atitude investigativa que permite a busca pelas explicações
de como e por que os fenômenos sociais acontecem. Completando o estudo
iniciado no 1º bimestre a intenção é sensibilizar os alunos para a ideia de como ,onde e
quando passamos a viver em sociedade a perceber a dinâmica do processo de
socialização.
|
||||||
Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes
discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas
nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes
realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.
Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor
compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte
de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria
cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do
“marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes
manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a
preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e
ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.
Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do
trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na
ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de
modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de
Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e
deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes
grupos.
|
Conteúdos:
O que permite ao aluno viver em sociedade?
Inserção em grupos sociais
• Família, escola, vizinhança, trabalho
Relações e interações sociais
Socialização e o processo de construção da identidade
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Compreender o que permite ao homem viver em sociedade
• Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
• Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais
• Distinguir a inserção nos diversos grupos sociais de origem e
convivência cotidiana
• Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de
comportamento e sociabilidade
• Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção
identitária
• Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que
vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por
meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade
• Desenvolver a sensibilidade sociológica para observar sociais
|
||||
Temas transversais: Ética,
cidadania, socialização, sociedade.
|
||||||
Estratégias didáticas
|
||||||
Atividades
Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades
Complementares:
Pesquisa,
análise de imagem e filmes, leitura de obras literárias.
|
||||
Valores trabalhados
na disciplina:
Ética, solidariedade, sociabilidade.
|
Critérios de
Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas).
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
individual: fanzine
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
|||||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: sociologia,
ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique;
BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP
8-20,São Paulo, Ed Ática, 2013.
|
||||||
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
|
Disciplina:
Sociologia
|
Série e turma: 2ª A e B
|
Bimestre: 2º
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Justificativa:
Utilizar conhecimentos sociológicos para
compreender a questão cultural e os benefícios da interação entre culturas,
assim como diminuir o preconceito em relação a cultura do Outro.
Conscientizar a respeito do consumo sustentável, a diferença entre o consumo
e o consumismo relacionando a sociologia. Compreender a construção da
identidade realizada pelos jovens e suas consequências
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
Representação e comunicação:
• Identificar, analisar e comparar os diferentes
discursos sobre a realidade: as explicações das Ciências Sociais, amparadas
nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.
• Produzir novos discursos sobre as diferentes
realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.
Investigação e compreensão:
• Construir instrumentos para uma melhor
compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “ horizonte
de expectativas” nas relações interpessoais com os vários grupos sociais.
• Construir uma visão mais crítica da indústria
cultural e dos meios de comunicação de massa, avaliando o papel ideológico do
“marketing”, como estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor.
• Compreender e valorizar as diferentes
manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a
preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e
ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.
Contextualização sociocultural:
• Compreender as transformações no mundo do
trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na
ordem econômica.
• Construir a identidade social e política de
modo a viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de
Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e
deveres entre o poder público e o cidadão e, também, entre os diferentes
grupos.
|
Conteúdos:
1.
Qual a importância da cultura na vida social?
2.
Cultura, consumo, consumismo e comunicação de
massa
3.
• Construção da identidade pelos jovens
|
Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Compreender
a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa
• Desenvolver habilidades de leitura, produção de
textos contínuos e expressão oral
• Distinguir a ideia de sociedade do conceito de
cultura
• Refletir criticamente a respeito da produção em
massa
• Questionar a noção de juventude
• Compreender de que maneiras os jovens se
relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura
• Estabelecer uma reflexão crítica sobre a
apropriação de elementos para consumo de massa na produção
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (constituição da pluralidade cultural no Brasil, Pluralidade
Cultural e Cidadania).
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Estratégias didáticas
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Atividades
Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno.
|
Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades
Complementares:
Pesquisa, análise de imagem e filmes, leitura da legislação e
documentos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Valores trabalhados
na disciplina:
Respeito
à diversidade cultural regional e nacional
|
Critérios de
Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas).
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
em grupo PESQUISA
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria. I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4.MACHADO, Igor J de R; AMORIM, Henrique;
BARROS, Celso Rocha, Sociologia Hoje, PP
28-39,São Paulo, Ed Ática, 2013.
E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
|
0 comentários:
Postar um comentário