E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
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Disciplina:
Filosofia
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Série e turma: 1ª A,B,C,D e E
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Bimestre: 2º
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Justificativa:
Construir um trabalho pedagógico que possibilite alunos
o aprendizado da Filosofia com liberdade para extrapolarem suas idéias,
sentimentos, emoções e paixões, dando aos alunos condições de aprender os
conteúdos curriculares na perspectiva de criação e reinvenção do
conhecimento, propiciando ao educando transitar de seu contexto particular,
cheio de significados produzidos pelo senso comum, para ambientes mais
científicos , saindo do senso comum para o senso crítico. Assim propiciando a
formação de um jovem competente, solidário e autônomo.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º
REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v Ler textos filosóficos de modo
significativo;
v Ler de modo filosófico textos de
diferentes estruturas e registro;
v Elaborar por escrito o que foi
apropriado de modo reflexivo;
v Debater, tomando uma posição,
defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos
mais consistentes.
2º
INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v Articular conhecimentos
filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais
e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
3º
CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
v Contextualizar conhecimentos
filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos:
o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o
horizonte da sociedade científico-tecnológica.
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Conteúdos:
Retomada: Áreas da filosofia
A Filosofia e outras formas de conhecimento
• Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
Introdução á Filosofia da Ciência
Introdução a Filosofia da Religião, Deus é a razão
Introdução a Filosofia da Cultura , mito e cultura
Introdução a Filosofia da
arte
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade
absoluta
• Identificar e realizar procedimentos de pesquisa, tais como:
observação, entrevistas, elaboração de roteiros para entrevistas e
observações, registros, classificações, interpretações
• Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para a
análise de diferentes culturas
• Relacionar práticas de cidadania ao respeito às diferenças
• Discutir a condição estética e existencial dos seres humanos
• Questionar o conceito de etnocentrismo no contexto da reflexão sobre
relações entre diferentes culturas
• Discutir a relação entre cultura e natureza
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Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como
agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
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Estratégias didáticas
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Atividades
Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
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Atividades
Complementares:
Pesquisas
em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos
Biográficos
Aplicação no cotidiano
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Valores trabalhados
na disciplina:
Solidariedade; Respeito a diversidade; Tolerância; Respeito as
diversas formas de conhecimento.
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Critérios de
Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
de pesquisa biográfica
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio.
Filosofia: a experiência do pensamento,
Unidade 1, Capitulo 2 e 3 e, pp 12- 61,Editora Scipione,2013.
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E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
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Disciplina:
Filosofia
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Série e turma: 2ª A
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Bimestre: 2º
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Justificativa:
As atividades elaboradas para o ensino da
Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre
ética e moral, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno a partir da
leitura, compreensão e produção de textos filosóficos que contribuirão com a
formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os alunos venham
a participar política e produtivamente das relações sociais, com
comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da
autonomia intelectual.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E
COMUNICAÇÃO:
v
Ler textos filosóficos de modo significativo;
v
Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e
registro;
v
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e
mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E
COMPREENSÃO
v
Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e
modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras
produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO
SOCIOCULTURAL
Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o
pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o
horizonte da sociedade científico-tecnológica.
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Conteúdos:
Autonomia:Kant
Introdução à Teoria do Indivíduo:
• John Locke, Jeremy Bentham e Stuart Mill
Tornar-se indivíduo
• Paul Ricoeur e Michel Foucault
Condutas massificadas
Alienação moral
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
Refletir sobre a ética na perspectiva
do indivíduo que se percebe como parte da natureza e da sociedade
Refletir sobre as perspectivas de
pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e
seres da natureza
Identificar diferentes concepções de
indivíduo
Identificar as subjetividades como resultado
de construção social
Identificar processos sociais merecedores de
crítica
Expressar, por escrito e oralmente,
uma reflexão que inclua compreensão aprofundada dos conceitos de indústria
cultural e alienação moral
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Temas transversais:
Pluralidade cultural, humanismo, ética e atualidades
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Estratégias didáticas
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Atividades
Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
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Atividades
Complementares:
Pesquisas
em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos
leitura de textos diversos
Aplicação no cotidiano
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Valores trabalhados
na disciplina:
A
importância da reflexão
Solidariedade; Respeito; Cidadania; Autonomia;
Paciência; Tolerância.
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Critérios de
Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
de pesquisa jornalística
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio.
Filosofia: a experiência do pensamento,
Unidade 3, Capítulos 2 e 3, pp 137 a 169 ,Editora Scipione,2013.
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E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo
Donizeti Ferreira
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Disciplina:
Filosofia
|
Série e turma: 3ª A
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Bimestre: 2º
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Justificativa:
As atividades elaboradas para o ensino da
Filosofia deste bimestre visam explorar o conhecimento prévio do aluno sobre
discurso Filosófico, com intuito de ampliar o conhecimento do aluno,
ampliando também o conhecimento sobre a desigualdade social no Brasil, como
não sendo este um conhecimento superfluo e distante da realidade cotidiana do
educando, possibilitando assim, a conscientização de sua realidade e a
necessidade de refletir sobre o tema. A partir da conscientização, possibilitar
ao aluno utilizar o conhecimento filosófico como ferramenta importante que
contribuirá com a formação humana e com o acesso à cultura geral, e com isso
venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com
comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da
autonomia intelectual.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E
COMUNICAÇÃO:
v
Ler textos filosóficos de modo significativo;
v
Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e
registro;
v
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e
mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E
COMPREENSÃO
v
Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e
modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras
produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO
SOCIOCULTURAL
Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o
pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico, histórico e cultural; o
horizonte da sociedade científico-tecnológica
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Conteúdos:
1. O homem como ser de natureza
2. O homem como ser de linguagem
3. Características do discurso
filosófico
•
Comparação com o discurso religioso
4. O homem como ser político
5. A desigualdade entre os homens como
desafio da política
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Identificar marcas dos discursos filosófico,
mitológico e religioso
• Elaborar hipóteses e questões a partir de leituras e debates
realizados
• Identificar situações de desigualdade social, sobretudo no Brasil, e
abordá-las de uma perspectiva problematizadora e crítica
• Desenvolver habilidades de escrita, leitura e expressão oral na
abordagem de temas filosóficos
• Reconhecer o caráter insatisfatório, ingênuo e mesmo ideológico de
certas explicações normalmente aceitas pelo senso comum para o problema da desigualdade
• Identificar aspectos do pensamento de Platão e operar com os
conceitos platônicos trabalhados
• Distinguir a perspectiva de Platão (natureza) da concepção de
Rousseau (convenção) acerca da desigualdade social
• Distinguir a argumentação de Rousseau acerca da origem da
desigualdade e de como superá-la por meio do contrato social
• Questionar o papel social do Estado e das leis
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Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural
e Cidadania)
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Estratégias didáticas
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Atividades
Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
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Atividades
Complementares:
Pesquisas
em Dicionários de filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos
de leitura de textos diversos
Aplicação no cotidiano
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Valores trabalhados
na disciplina:
·
Entendimento da formulação do preconceito e como minimizá-lo
·
A importância da reflexão
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Critérios de
Avaliação:
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
Trabalho
de pesquisa e seminários
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 1ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio.
Filosofia: a experiência do pensamento,
Unidade 2, Capitulo 2 e 3, pp 80 -107,Editora Scipione,2013
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