![Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.png](file:///C:/Users/PAULO&~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg)
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2019
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
|
Disciplina: Filosofia
|
Série e turma: 2ª A
|
Bimestre: 1º
|
||
Justificativa: Como
justificativa vamos partir de uma definição que se encontra no filosofo grego
Aristóteles (384 – 322 a.C.), na qual seguir um comportamento ético seria a
maneira do cidadão ser feliz, ou seja, seria um conjunto de hábitos e
práticas cotidianas que provocariam, no ser humano, um sentimento de
satisfação e orgulho com as consequências de suas atitudes. Isso quer dizer
que Ética refere-se às escolhas e aos comportamentos. Essa ideia nos remete à
pergunta: Por que é importante estudar Ética? Ora, como vivemos e convivemos
em comunidade, precisamos estar atentos às consequências de nossas escolhas e
ações, porque cada uma delas afeta outros semelhantes. Para facilitar isso,
podemos utilizar a Filosofia. Refletir, analisar, imaginar, construir formas
de chegar às melhores respostas. Ética é uma parte da Filosofia e seu estudo
possibilitará reflexões e ferramentas para ampliar o pensamento e
consequentemente a capacidade de fazer escolhas que considerem o que é melhor
para si e para comunidade.
|
|||||
OBJETIVOS
Trabalhar as Competências e Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)
Trabalhar as seguintes
habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1. Ler, compreender e interpretar textos
teóricos e filosóficos.(GIII)
2. Expressar-se por escrito e oralmente de
forma sistemática. (GIII)
3.
Elaborar
hipóteses e questões com base nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
|
Habilidades
a serem desenvolvidas:
|
Conteúdos:
|
Datas
|
||
Retomada
de habilidades:
·
Estabelecer relações entre textos verbais e
não verbais (GIII)
·
Dominar
diferentes linguagens e compreender diferentes fenômenos do conhecimento
(GII).
·
Reconhecer
manifestações histórico-sociais do pensamento(GI).
·
Selecionar,
organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de
diferentes formas(GIII)
·
Refletir sobre a
relação entre Estado e sociedade(GIII).
|
Revisão 1ª série
Aula 0: Revisão e
diagnostico
|
11 e 12/02
|
|||
1.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita
e planejamento investigativo para autonomia intelectual.
2. Associar
racionalidade e autonomia do pensamento, a partir das contribuiç.es da
filosofia moderna.
|
Situação de Aprendizagem 1: O eu racional
Aula 1- Pensamento de Descartes
|
19 e 20/02
|
|||
*1. Desenvolver
habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia
intelectual.
* 2. Associar racionalidade e autonomia do
pensamento, a partir das contribuiç.es da filosofia moderna.
|
Situação de Aprendizagem 1: O eu racional
Aula 2- As
faculdades do intelecto
|
25 e 26/02
|
|||
3. Relacionar
ética e moral
4. Reconhecer,
no contexto da tradição filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa
ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 3:
Ética e moral
|
18 e 19/03
|
|||
*3.
Relacionar ética e moral
*4. Reconhecer, no contexto da tradição
filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 4: Existe só uma verdade- valores e
princípios morais
|
25 e 26/03
|
|||
*3.
Relacionar ética e moral
*4. Reconhecer, no contexto da tradição
filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 5: Reflexões filosóficas sobre a
ética: Aristóteles
|
01 e 02/04
|
|||
5.
Identificar diferentes conceitos de liberdade
com base em algumas teorias filosóficas;
6.
Relacionar liberdade à solidariedade;
|
Situação de Aprendizagem 3:Liberdade
Aula 6: A Liberdade
|
08 e 09/04
|
|||
7. Identificar
em relatos/registros condições de autonomia e/ou heteronomia do indivíduo.
8. Questionar
a realidade social e planejar ações de intervenção solidária;
|
Situação de Aprendizagem4: Autonomia
Aula 7: A autonomia (Kant)
|
15 e 16/04
|
|||
Temas transversais:
Ética
(Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade)
|
|||||
Estratégias didáticas
|
|||||
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
|
Atividades Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua
Portuguesa
Trabalhos leitura de textos diversos
Aplicação
no cotidiano
|
|||
Valores trabalhados na disciplina:
A importância da reflexão
Solidariedade, autoconfiança,
respeito, racionalidade e lógica
|
Critérios de Avaliação:
1.
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
2.
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
3.
Trabalho livro
4.
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Atividades Previstas:
Avaliação
Bimestral de 22/04
Entrega
trabalho Atividade de leitura: de 02/04
|
|||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 2ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED MODERNA, 2018 |
|||||
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GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2019
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
|
Disciplina: Filosofia
|
Série e turma: 2ª B
|
Bimestre: 1º
|
||
Justificativa: Como
justificativa vamos partir de uma definição que se encontra no filosofo grego
Aristóteles (384 – 322 a.C.), na qual seguir um comportamento ético seria a
maneira do cidadão ser feliz, ou seja, seria um conjunto de hábitos e
práticas cotidianas que provocariam, no ser humano, um sentimento de
satisfação e orgulho com as consequências de suas atitudes. Isso quer dizer
que Ética refere-se às escolhas e aos comportamentos. Essa ideia nos remete à
pergunta: Por que é importante estudar Ética? Ora, como vivemos e convivemos
em comunidade, precisamos estar atentos às consequências de nossas escolhas e
ações, porque cada uma delas afeta outros semelhantes. Para facilitar isso,
podemos utilizar a Filosofia. Refletir, analisar, imaginar, construir formas
de chegar às melhores respostas. Ética é uma parte da Filosofia e seu estudo
possibilitará reflexões e ferramentas para ampliar o pensamento e
consequentemente a capacidade de fazer escolhas que considerem o que é melhor
para si e para comunidade.
|
|||||
OBJETIVOS
Trabalhar as Competências e Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
4.
Ler,
compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
5.
Expressar-se
por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
6. Elaborar hipóteses e questões com base
nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
|
Habilidades a serem desenvolvidas:
|
Conteúdos:
|
Datas
|
||
Retomada
de habilidades:
·
Estabelecer relações entre textos verbais e
não verbais (GIII)
·
Dominar
diferentes linguagens e compreender diferentes fenômenos do conhecimento
(GII).
·
Reconhecer
manifestações histórico-sociais do pensamento(GI).
·
Selecionar,
organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de
diferentes formas(GIII)
·
Refletir sobre a
relação entre Estado e sociedade(GIII).
|
Revisão 1ª série
Aula 0: Revisão e
diagnostico
|
11/02
|
|||
1.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita
e planejamento investigativo para autonomia intelectual.
2. Associar
racionalidade e autonomia do pensamento, a partir das contribuiç.es da
filosofia moderna.
|
Situação de Aprendizagem 1: O eu racional
Aula 1- Pensamento de Descartes
|
19/02
|
|||
*1. Desenvolver
habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia
intelectual.
* 2. Associar racionalidade e autonomia do
pensamento, a partir das contribuiç.es da filosofia moderna.
|
Situação de Aprendizagem 1: O eu racional
Aula 2- As
faculdades do intelecto
|
25/02
|
|||
3. Relacionar
ética e moral
4. Reconhecer,
no contexto da tradição filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa
ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 3:
Ética e moral
|
18/03
|
|||
*3.
Relacionar ética e moral
*4. Reconhecer, no contexto da tradição filosófica,
os diferentes critérios éticos para a boa ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 4: Existe só uma verdade- valores e
princípios morais
|
25/03
|
|||
*3.
Relacionar ética e moral
*4. Reconhecer, no contexto da tradição filosófica,
os diferentes critérios éticos para a boa ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 5: Reflexões filosóficas sobre a
ética: Aristóteles
|
01/04
|
|||
5.
Identificar diferentes conceitos de liberdade
com base em algumas teorias filosóficas;
6.
Relacionar liberdade à solidariedade;
|
Situação de Aprendizagem 3:Liberdade
Aula 6: A Liberdade
|
08/04
|
|||
7. Identificar
em relatos/registros condições de autonomia e/ou heteronomia do indivíduo.
8. Questionar
a realidade social e planejar ações de intervenção solidária;
|
Situação de Aprendizagem4: Autonomia
Aula 7: A autonomia (Kant)
|
15/04
|
|||
Temas transversais:
Ética
(Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade)
|
|||||
Estratégias didáticas
|
|||||
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
|
Atividades Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua
Portuguesa
Trabalhos leitura de textos diversos
Aplicação
no cotidiano
|
|||
Valores trabalhados na disciplina:
A importância da reflexão
Solidariedade, autoconfiança, respeito,
racionalidade e lógica
|
Critérios de Avaliação:
1.
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
2.
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
3.
Trabalho livro
4.
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Atividades Previstas:
Avaliação
Bimestral de 22/04
Entrega
trabalho Atividade de leitura: de 01/04
|
|||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 2ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED MODERNA, 2018 |
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![Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbMaYlFWEfydo0thyphenhyphenOiEXe3FOs_7QlReUub9T8ZtZ-GdO3RFqoMPC3-9UN9drzXwfNjqB9WWtBlj1wtxq-ZDX-q0Oy8tCIICYu7-FqCLhFBJYO47FHnz2NJhQ_51rP8J8x7I5mmHFWQ8ZT/s1600/emi.png](file:///C:/Users/PAULO&~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.jpg)
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2019
Professor(a): Paulo Donizeti Ferreira
|
Disciplina: Filosofia
|
Série e turma: 2ª BC
|
Bimestre: 1º
|
||
Justificativa: Como
justificativa vamos partir de uma definição que se encontra no filosofo grego
Aristóteles (384 – 322 a.C.), na qual seguir um comportamento ético seria a
maneira do cidadão ser feliz, ou seja, seria um conjunto de hábitos e
práticas cotidianas que provocariam, no ser humano, um sentimento de
satisfação e orgulho com as consequências de suas atitudes. Isso quer dizer
que Ética refere-se às escolhas e aos comportamentos. Essa ideia nos remete à
pergunta: Por que é importante estudar Ética? Ora, como vivemos e convivemos
em comunidade, precisamos estar atentos às consequências de nossas escolhas e
ações, porque cada uma delas afeta outros semelhantes. Para facilitar isso,
podemos utilizar a Filosofia. Refletir, analisar, imaginar, construir formas
de chegar às melhores respostas. Ética é uma parte da Filosofia e seu estudo
possibilitará reflexões e ferramentas para ampliar o pensamento e
consequentemente a capacidade de fazer escolhas que considerem o que é melhor
para si e para comunidade.
|
|||||
OBJETIVOS
Trabalhar as Competências e Habilidades do ENEM para Ciências Humanas e suas Tecnologias (em anexo)
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler,
compreender e interpretar textos teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se
por escrito e oralmente de forma sistemática. (GIII)
3. Elaborar hipóteses e questões com base
nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
|
Habilidades a serem desenvolvidas:
|
Conteúdos:
|
Datas
|
||
Retomada
de habilidades:
·
Estabelecer relações entre textos verbais e
não verbais (GIII)
·
Dominar
diferentes linguagens e compreender diferentes fenômenos do conhecimento
(GII).
·
Reconhecer
manifestações histórico-sociais do pensamento(GI).
·
Selecionar,
organizar, relacionar e interpretar dados e informações, representados de
diferentes formas(GIII)
·
Refletir sobre a
relação entre Estado e sociedade(GIII).
|
Revisão 1ª série
Aula 0: Revisão e
diagnostico
|
12/02
|
|||
1.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita
e planejamento investigativo para autonomia intelectual.
2. Associar
racionalidade e autonomia do pensamento, a partir das contribuiç.es da
filosofia moderna.
|
Situação de Aprendizagem 1: O eu racional
Aula 1- Pensamento de Descartes
|
20/02
|
|||
*1. Desenvolver
habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia
intelectual.
* 2. Associar racionalidade e autonomia do
pensamento, a partir das contribuiç.es da filosofia moderna.
|
Situação de Aprendizagem 1: O eu racional
Aula 2- As
faculdades do intelecto
|
26/02
|
|||
3. Relacionar
ética e moral
4. Reconhecer,
no contexto da tradição filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa
ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 3:
Ética e moral
|
19/03
|
|||
*3.
Relacionar ética e moral
*4. Reconhecer, no contexto da tradição
filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 4: Existe só uma verdade- valores e
princípios morais
|
26/03
|
|||
*3.
Relacionar ética e moral
*4. Reconhecer, no contexto da tradição
filosófica, os diferentes critérios éticos para a boa ação.
|
Situação de Aprendizagem2:Introdução à ética
Aula 5: Reflexões filosóficas sobre a
ética: Aristóteles
|
02/04
|
|||
5. Identificar
diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas;
6. Relacionar
liberdade à solidariedade;
|
Situação de Aprendizagem 3:Liberdade
Aula 6: A Liberdade
|
09/04
|
|||
7.
Identificar em relatos/registros condições
de autonomia e/ou heteronomia do indivíduo.
8.
Questionar a realidade social e planejar ações
de intervenção solidária;
|
Situação de Aprendizagem4: Autonomia
Aula 7: A autonomia (Kant)
|
16/04
|
|||
Temas transversais:
Ética
(Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade)
|
|||||
Estratégias didáticas
|
|||||
Atividades Autodidáticas:
Pesquisas,
leituras, relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
|
Atividades Didático-Cooperativas:
Realização
de trabalhos e atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de filosofia e língua
Portuguesa
Trabalhos leitura de textos diversos
Aplicação
no cotidiano
|
|||
Valores trabalhados na disciplina:
A importância da reflexão
Solidariedade, autoconfiança, respeito,
racionalidade e lógica
|
Critérios de Avaliação:
1.
Atividades
realizadas durante as aulas (produção e envolvimento pessoal,
responsabilidade com as tarefas)
2.
Avaliação
de Aprendizagem ao final do Bimestre
3.
Trabalho livro
4.
Avaliação
Área das Ciências Humanas e suas Tecnologias
|
Atividades Previstas:
Avaliação
Bimestral de 23/04
Entrega
trabalho Atividade de leitura: de 02/04
|
|||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias,
SEB, 2006.
2. FINI,
Maria.I. (Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo:
Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio – 2ª série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, ED MODERNA, 2018 |
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