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GUIA DE APRENDIZAGEM
1ª
SÉRIE A
2019
Professor: Jéssica Priscila de Souza
|
Disciplina: Filosofia
|
1° Bimestre
|
||
Justificativa:
Para que os alunos possam chegar
a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida cotidiana,
precisamos partir do surgimento histórico da Filosofia, como um conjunto de
respostas possíveis às questões presentes em suas vidas, como jovens
cidadãos, e que são em verdade questões pertinentes ao gênero humano. Esta
compreensão torna a filosofia e o exercício do filosofar uma ferramenta para
o exercício do protagonismo e consequentemente da cidadania.
|
||||
Objetivos:
Segundo
a matriz de competências e habilidades do ENEM no anexo.
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler, compreender e interpretar textos
teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se por escrito e oralmente de forma
sistemática. (GIII)
3. Elaborar hipóteses e questões com base
nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
4. Praticar escuta atenta e atitudes
de cooperação no trabalho em equipe(GII)
5. Praticar negociações abrindo mão
de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que
beneficiem a todos. (GII)
|
Habilidades :
|
Conteúdos:
|
Datas
|
|
·
Estabelecer
relações entre textos verbais e não verbais. (G III)
|
Aula: Como fazer
pesquisas seguras e montagem de slides (PPT)
|
06/02
|
||
1.
Reconhecer
a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a
expressão em processos reflexivos. (G I)
2.
Identificar
informações em textos filosóficos (G I)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 1: O que somos nós
|
13/02
|
||
3.
Identificar,
a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes
estruturas e
registros,
a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
|
Situação de aprendizagem 1: Criando
uma imagem crítica da filosofia
Aula 2: O espanto como a origem
do filosofar
|
20/02
|
||
4.
Reconhecer
manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico (G I)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 3: O nascimento histórico da
filosofia
|
28/02
|
||
5.
Identificar,
a partir de textos da tradição filosófica, os diferentes períodos na História
da Filosofia. (GI)
|
Situação de aprendizagem 4:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 4: Instrumentos de pesquisa
em história da filosofia (aula invertida com produção de cartaz)
|
28/02
|
||
*3. Identificar, a
partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas
e registros, a experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 5: Definições de filosofia
|
20/03
|
||
6.
Expressar
por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto (G
III)
|
Situação de Aprendizagem 2 – Como
funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao
Criticismo
Aula 6: Filosofando: Como
funciona o intelecto
|
27/03
|
||
7.
Identificar
em excertos da tradição filosófica as
diferentes áreas da
Filosofia.(GI)
8.
Relacionar
questões atuais a questões da História da Filosofia (G III)
|
Situação
de Aprendizagem 4 – Áreas da Filosofia
Aula
7: Áreas da filosofia
|
03/04
|
||
Temas transversais:
·
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor
de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
|
||||
Atividades
Previstas
●Diagnóstico
de conhecimentos prévios dos alunos.
●Diagnostico de habilidades e
competências em defasagem.
●Trabalho em equipe
●Avaliação bimestral
●Recuperação Continua (todos as
aulas)
|
Atividades
Autodidáticas:
·
Sugestão de leitura previa de
obras literárias, cientificas da Ciências Socais e artigos jornalísticos.
|
Atividades
Didático- Cooperativas:
· Pesquisas
· Atividades em grupo
· Discussões e debates
|
||
Atividades
Complementares:
- Utilização e
criação de recursos multimídias.
|
Valores:
·
Ética,
compromisso, responsabilidade social e responsabilidade histórica.
·
A
importância da reflexão
·
A
historicidade dos conhecimentos humanos
|
Avaliação:
Trabalhos em equipes em slide 13/02
Trabalho pesquisa de um filosofo
03/04
Avaliação bimestral: 10/04
Participação das atividades em sala
|
||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I.
(Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia.
S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros
Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018
|
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GUIA DE APRENDIZAGEM
1ª
SÉRIE B
2019
Professor: Jéssica Priscila de Souza
|
Disciplina: Filosofia
|
1° Bimestre
|
||
Justificativa:
Para que os alunos possam
chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida
cotidiana, precisamos partir do surgimento histórico da Filosofia, como um
conjunto de respostas possíveis às questões presentes em suas vidas, como
jovens cidadãos, e que são em verdade questões pertinentes ao gênero humano.
Esta compreensão torna a filosofia e o exercício do filosofar uma ferramenta
para o exercício do protagonismo e consequentemente da cidadania.
|
||||
Objetivos:
Segundo
a matriz de competências e habilidades do ENEM no anexo.
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler, compreender e interpretar textos
teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se por escrito e oralmente de forma
sistemática. (GIII)
3. Elaborar hipóteses e questões com base
nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
4. Praticar escuta atenta e atitudes
de cooperação no trabalho em equipe(GII)
5. Praticar negociações abrindo mão
de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que
beneficiem a todos. (GII)
|
Habilidades :
|
Conteúdos:
|
Datas
|
|
·
Estabelecer
relações entre textos verbais e não verbais. (G III)
|
Aula: Como fazer
pesquisas seguras e montagem de slides (PPT)
|
06/02
|
||
1.
Reconhecer
a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a
expressão em processos reflexivos. (G I)
2.
Identificar
informações em textos filosóficos (G I)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 1: O que somos nós
|
13/02
|
||
3.
Identificar,
a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes
estruturas e
a. registros, a experiência
filosófica como reflexão intelectual. (GI)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 2: O espanto como a origem
do filosofar
|
20/02
|
||
4.
Reconhecer
manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico (G I)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 3: O nascimento histórico da
filosofia
|
28/02
|
||
5.
Identificar,
a partir de textos da tradição filosófica, os diferentes períodos na História
da Filosofia. (GI)
|
Situação de aprendizagem 4:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 4: Instrumentos de pesquisa
em história da filosofia (aula invertida com produção de cartaz)
|
28/02
|
||
*3. Identificar, a partir de textos
da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e registros, a
experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 5: Definições de filosofia
|
20/03
|
||
6.
Expressar
por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto (G
III)
|
Situação de Aprendizagem 2 – Como
funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao
Criticismo
Aula 6: Filosofando: Como funciona
o intelecto
|
27/03
|
||
7.
Identificar
em excertos da tradição filosófica as
a.
diferentes
áreas da Filosofia.(GI)
8.
Relacionar
questões atuais a questões da História da Filosofia (G III)
|
Situação
de Aprendizagem 4 – Áreas da Filosofia
Aula
7: Áreas da filosofia
|
03/04
|
||
Temas transversais:
·
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor
de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
|
||||
Atividades
Previstas
●Diagnóstico
de conhecimentos prévios dos alunos.
●Diagnostico de habilidades e
competências em defasagem.
●Trabalho em equipe
●Avaliação bimestral
●Recuperação Continua (todos as
aulas)
|
Atividades
Autodidáticas:
·
Sugestão de leitura previa de
obras literárias, cientificas da Ciências Socais e artigos jornalísticos.
|
Atividades
Didático- Cooperativas:
· Pesquisas
· Atividades em grupo
· Discussões e debates
|
||
Atividades
Complementares:
- Utilização e
criação de recursos multimídias.
|
Valores:
·
Ética, compromisso,
responsabilidade social e responsabilidade histórica.
·
A
importância da reflexão
·
A
historicidade dos conhecimentos humanos
|
Avaliação:
Trabalhos em equipes em slide 13/02
Trabalho pesquisa de um filosofo
03/04
Avaliação bimestral: 10/04
Participação das atividades em sala
|
||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I.
(Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia.
S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros
Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018
|
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GUIA DE APRENDIZAGEM
1ª
SÉRIE C
2019
Professor: Jéssica Priscila de Souza
|
Disciplina: Filosofia
|
1° Bimestre
|
||
Justificativa:
Para que os alunos possam
chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida cotidiana,
precisamos partir do surgimento histórico da Filosofia, como um conjunto de
respostas possíveis às questões presentes em suas vidas, como jovens
cidadãos, e que são em verdade questões pertinentes ao gênero humano. Esta
compreensão torna a filosofia e o exercício do filosofar uma ferramenta para
o exercício do protagonismo e consequentemente da cidadania.
|
||||
Objetivos:
Segundo
a matriz de competências e habilidades do ENEM no anexo.
Trabalhar
as seguintes habilidades do currículo do Estado de São Paulo:
1.
Ler, compreender e interpretar textos
teóricos e filosóficos.(GIII)
2.
Expressar-se por escrito e oralmente de forma
sistemática. (GIII)
3. Elaborar hipóteses e questões com base
nas leituras e nos debates realizados. (GIII)
4. Praticar escuta atenta e atitudes
de cooperação no trabalho em equipe(GII)
5. Praticar negociações abrindo mão
de suas propostas diante de propostas mais adequadas a objetivos que
beneficiem a todos. (GII)
|
Habilidades :
|
Conteúdos:
|
Datas
|
|
·
Estabelecer
relações entre textos verbais e não verbais. (G III)
|
Aula: Como fazer
pesquisas seguras e montagem de slides (PPT)
|
08/02
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6.
Reconhecer
a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a
expressão em processos reflexivos. (G I)
7.
Identificar
informações em textos filosóficos (G I)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 1: O que somos nós
|
15/02
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||
8.
Identificar,
a partir de textos da tradição filosófica e em textos de diferentes
estruturas e
a. registros, a experiência
filosófica como reflexão intelectual. (GI)
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Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 2: O espanto como a origem
do filosofar
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22/02
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9.
Reconhecer
manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico (G I)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 3: O nascimento histórico da
filosofia
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01/03
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10.
Identificar,
a partir de textos da tradição filosófica, os diferentes períodos na História
da Filosofia. (GI)
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Situação de aprendizagem 4:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 4: Instrumentos de pesquisa
em história da filosofia (aula invertida com produção de cartaz)
|
01/03
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||
*3. Identificar, a partir de textos
da tradição filosófica e em textos de diferentes estruturas e registros, a
experiência filosófica como reflexão intelectual. (GI)
|
Situação de aprendizagem 1:
Criando uma imagem crítica da filosofia
Aula 5: Definições de filosofia
|
22/03
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11.
Expressar
por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do intelecto (G
III)
|
Situação de Aprendizagem 2 – Como
funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao
Criticismo
Aula 6: Filosofando: Como
funciona o intelecto
|
29/03
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||
12.
Identificar
em excertos da tradição filosófica as
a.
diferentes
áreas da Filosofia.(GI)
13.
Relacionar
questões atuais a questões da História da Filosofia (G III)
|
Situação
de Aprendizagem 4 – Áreas da Filosofia
Aula
7: Áreas da filosofia
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05/04
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Temas transversais:
·
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor
de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
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||||
Atividades
Previstas
●Diagnóstico
de conhecimentos prévios dos alunos.
●Diagnostico de habilidades e
competências em defasagem.
●Trabalho em equipe
●Avaliação bimestral
●Recuperação Continua (todos as
aulas)
|
Atividades
Autodidáticas:
·
Sugestão de leitura previa de
obras literárias, cientificas da Ciências Socais e artigos jornalísticos.
|
Atividades
Didático- Cooperativas:
· Pesquisas
· Atividades em grupo
· Discussões e debates
|
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Atividades
Complementares:
- Utilização e
criação de recursos multimídias.
|
Valores:
·
Ética,
compromisso, responsabilidade social e responsabilidade histórica.
·
A
importância da reflexão
·
A historicidade
dos conhecimentos humanos
|
Avaliação:
Trabalhos em equipes em slide 15/02
Trabalho pesquisa de um filosofo
0/04
Avaliação bimestral: 12/04
Participação das atividades em sala
|
||
Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I.
(Coord.). Proposta curricular do estado de São Paulo: Filosofia.
S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. MELANI, Ricardo. Diálogo: Primeiros
Estudos em Filosofia, ED NODERNA, 2018
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