E. E. E. M. I. Vereador
Euclides Miranda
|
|||
Aluno(a):
|
Nº
|
||
Série: 2ª ____
|
Data:
____/____/_______
|
NOTA:
|
|
Professor(a): Paulo
|
Disciplina: Sociologia
|
||
Prova 1
1. Assinale a sequencia
correta de falso e verdadeiro
Afirmações
|
F
|
V
|
I.
Simmel
estabelece uma distinção entre a noção do viajante e do estrangeiro, o
primeiro, como alguém que chega hoje e parte amanhã e o segundo, como alguém
que chega hoje e amanhã decide ficar.
|
|
|
II.
O
imigrante é a pessoa que deixa seu país natal para ir a outro com a intenção
de morar e trabalhar
por tempo determinado ou indeterminado.
|
|
|
III.
O
único motivo que leva as pessoas migrarem é desejo de aventura e mudanças.
|
|
|
a) V V F
b) V V V
c) V V F
d) F V F
2. Assinale a sequencia correta de falso e
verdadeiro
Afirmações
|
F
|
V
|
I.
No
Brasil, a imigração se iniciou em 1530 quando os portugueses chegaram ao país
para plantarem cana-de-açúcar.
|
|
|
II.
Simmel
estabelece uma distinção entre a noção do viajante e do estrangeiro, o
primeiro, como alguém que chega hoje e parte amanhã e o segundo, como alguém
que chega hoje e amanhã decide ficar.
|
|
|
III.
As
condições econômicas constituem no fator de expulsão mais importante, tanto
do ponto de vista da migração dentro país como da imigração e emigração para
outros países.
|
|
|
a) V V F
b) V
V V
c) V V F
d)
F V F
3. A sociedade
brasileira é multi- racial isso significa que:
a) A sociedade brasileira se originou de várias religiões.
b) A sociedade brasileira é muito complicada, pois a mistura de raças sempre foi um problema.
c) A sociedade brasileira é multicultural desde a sua origem, ela é fruto das relações entre: ameríndios, europeus e africanos.
d) a sociedade brasileira é caucasiana sem que os grupos étnicos mantenham relações de miscigenação.
a) A sociedade brasileira se originou de várias religiões.
b) A sociedade brasileira é muito complicada, pois a mistura de raças sempre foi um problema.
c) A sociedade brasileira é multicultural desde a sua origem, ela é fruto das relações entre: ameríndios, europeus e africanos.
d) a sociedade brasileira é caucasiana sem que os grupos étnicos mantenham relações de miscigenação.
4.
(UEL PR)
Analise a letra da canção a seguir.
“Venha provar meu brunch / Saiba que eu tenho approach / Na hora do lunch / Eu ando de ferry boat / Eu tenho savoirfaire / Meu temperamento é light / Minha casa é high tech / Toda hora rola um insight [...] Minha vida agora é cool / Meu passado é que foi trash / Fica ligada no link / Que eu vou confessar my love / Depois do décimo drink / Só um bom e velho Engov / Eu tirei o meu green card / E fui pra Miami Beach / Posso não ser pop star / Mas sou um noveau riche / Eu tenho sex-appeal / Saca só meu background [...] Não dispenso um happy end / Quero jogar no dream team / De dia um macho man / E de noite drag queen. (Canção “Samba do approach”, de Zeca Baleiro.)
A letra propõe uma reflexão sobre a diversidade cultural e a sociedade brasileira contemporânea. Sobre o tema, é correto afirmar.
a) A jocosa associação entre macho man / dia e drag queen / noite traduz o triunfo, na sociedade brasileira, do respeito às diferenças de gênero e aos seus respectivos comportamentos.
b) A crítica ao uso recorrente de termos, sobretudo em inglês, pelos brasileiros que têm acesso às novas tecnologias, a exemplo da informática, remete à incorporação de uma língua-padrão e de práticas culturais globais.
c) Para o compositor, na sociedade brasileira contemporânea, a incorporação de um padrão de comportamento vindo do exterior elimina a diversidade cultural e regional.
d) A canção reconhece a importância das trocas culturais, inclusive as linguísticas, para a afirmação de nossa cultura nacional.
Analise a letra da canção a seguir.
“Venha provar meu brunch / Saiba que eu tenho approach / Na hora do lunch / Eu ando de ferry boat / Eu tenho savoirfaire / Meu temperamento é light / Minha casa é high tech / Toda hora rola um insight [...] Minha vida agora é cool / Meu passado é que foi trash / Fica ligada no link / Que eu vou confessar my love / Depois do décimo drink / Só um bom e velho Engov / Eu tirei o meu green card / E fui pra Miami Beach / Posso não ser pop star / Mas sou um noveau riche / Eu tenho sex-appeal / Saca só meu background [...] Não dispenso um happy end / Quero jogar no dream team / De dia um macho man / E de noite drag queen. (Canção “Samba do approach”, de Zeca Baleiro.)
A letra propõe uma reflexão sobre a diversidade cultural e a sociedade brasileira contemporânea. Sobre o tema, é correto afirmar.
a) A jocosa associação entre macho man / dia e drag queen / noite traduz o triunfo, na sociedade brasileira, do respeito às diferenças de gênero e aos seus respectivos comportamentos.
b) A crítica ao uso recorrente de termos, sobretudo em inglês, pelos brasileiros que têm acesso às novas tecnologias, a exemplo da informática, remete à incorporação de uma língua-padrão e de práticas culturais globais.
c) Para o compositor, na sociedade brasileira contemporânea, a incorporação de um padrão de comportamento vindo do exterior elimina a diversidade cultural e regional.
d) A canção reconhece a importância das trocas culturais, inclusive as linguísticas, para a afirmação de nossa cultura nacional.
5. (Unioeste 2010)
Do ponto de vista sociológico a expressão “diversidade cultural” sustenta:
a) o processo por meio do qual as classes
dominantes combatem as formas de expressão dos grupos populares.
b) a pluralidade de manifestações e expressões como: rituais,
práticas, comemorações, lamentações, produtos, hábitos dos grupos que
constituem uma sociedade.
c)
a ideologia subjacente ao exercício da cidadania das classes sociais
hegemônicas.
d)
apenas defesa dos direitos de negros, mulheres e indígenas.
A tabela a seguir
responderá as questões de 6 a 7
BRASIL E GRANDES REGIOES
|
ATÉ 2 S.M.
|
MAIS DE 2 A 5 S.M.
|
MAIS DE 5 A 10 S.M.
|
MAIS DE 10 A 20 S.M.
|
MAIS DE 20 S.M.
|
SEM RENDI-
MENTO
|
BRASIL
|
27.6
|
32.2
|
18,6
|
9,9
|
5,9
|
3,5
|
NORTE
|
29.2
|
34,9
|
17
|
8,6
|
4,3
|
5,4
|
NORDESTE
|
47.5
|
29,7
|
9,2
|
4,4
|
2,7
|
4,2
|
SUDESTE
|
17.7
|
32.2
|
23,5
|
13
|
7,8
|
3,1
|
SUL
|
22.2
|
34,5
|
21,7
|
11,3
|
6,4
|
2,6
|
CENTRO
OESTE
|
26.7
|
35
|
17,9
|
9,2
|
6,5
|
3,4
|
6. Sobre as Famílias por classes de rendimento médio mensal
familiar.
É correto
afirmar que:
a)
A região sul é a que possui menor índice
de famílias sem rendimentos
b)
A região sul é a que possui menor
índice de famílias com até 2 Salários Mínimos.
c)
A região norte é a mais pobre do país.
d) A região centro oeste é a mais pobre do país.
7. Analise as afirmações
e escolha a correta:
I – a região centro oeste é que mais possui famílias que
recebem entre 2 a 5 s.m.
II– a região sul é a que possui o segundo menor índice de famílias
que recebem até 2 s.m.
III – o sudeste é a região que possui o menor índice de famílias
que recebem acima de 20 s.m.
IV – 2,6 é o maior índice de famílias que não possuem renda
no país.
a)
Estão corretas as afirmações I E II
b)
Estão corretas as afirmações I E IV
c)
Estão corretas as afirmações III E IV
d)
Todas as alternativas estão corretas.
9. A partir do
conteúdo estudado responda as questões abaixo
a)
Explique os processos de aculturação e assimilação cultural
Aculturação: mistura de culturas por meio do
contato entre os povos, mantendo as duas culturas.
Assimilação:quando a gente deixa de ter os nossos costumes para pertencer à cultura do outro, existindo uma só cultura
Assimilação:quando a gente deixa de ter os nossos costumes para pertencer à cultura do outro, existindo uma só cultura
b)
Qual a relação entre outsiders e estabelecidos segundo Norbert Elias?
Da figuração
estabelecidos-outsiders, Elias identifica uma constante universal: “o grupo estabelecido
atribuía aos seus membros características humanas superiores; excluía todos os
membros do outro grupo de contato social não profissional com seus próprios
c)
O que é diversidade social? Dê exemplos de diversidade social a partir da
migração.
A existências de diversos tipos sociais dentro de uma mesma
sociedade, a imigração faz com que tenhamos vários tipos humanos e vários tipos
de cultura dentro de uma mesma sociedade
E. E. E. M. I. Vereador
Euclides Miranda
|
|||
Aluno(a):
|
Nº
|
||
Série: 2ª ____
|
Data:
____/____/_______
|
NOTA:
|
|
Professor(a): Paulo
|
Disciplina: sociologia
|
||
Prova 2
1.
Assinale a sequencia
correta de falso e verdadeiro
Afirmações
|
F
|
V
|
I.
O
único motivo que leva as pessoas migrarem é desejo de aventura e mudanças.
|
|
|
II.
Simmel
estabelece uma distinção entre a noção do viajante e do estrangeiro, o
primeiro, como alguém que chega hoje e parte amanhã e o segundo, como alguém
que chega hoje e amanhã decide ficar.
|
|
|
III.
O
imigrante é a pessoa que deixa seu país natal para ir a outro com a intenção
de morar e trabalhar
por tempo determinado ou indeterminado.
|
|
|
a) V V F
b) V
V V
c) V V F
d)
F V V
2. Assinale a sequencia correta de falso e
verdadeiro
Afirmações
|
F
|
V
|
I.
No
Brasil, a imigração se iniciou em 1530 quando os portugueses chegaram ao país
para plantarem cana-de-açúcar.
|
|
|
II.
Simmel
estabelece uma distinção entre a noção do viajante e do estrangeiro, o
primeiro, como alguém que chega hoje e parte amanhã e o segundo, como alguém
que chega hoje e amanhã decide ficar.
|
|
|
III.
As
condições econômicas constituem no fator de expulsão mais importante, tanto
do ponto de vista da migração dentro país como da imigração e emigração para
outros países.
|
|
|
a) V V F
b) V V F
c) F V F
d) V V V
3.
(UEL PR) Analise
a letra da canção a seguir.
“Venha provar meu brunch / Saiba que eu tenho approach / Na hora do lunch / Eu ando de ferry boat / Eu tenho savoirfaire / Meu temperamento é light / Minha casa é high tech / Toda hora rola um insight [...] Minha vida agora é cool / Meu passado é que foi trash / Fica ligada no link / Que eu vou confessar my love / Depois do décimo drink / Só um bom e velho Engov / Eu tirei o meu green card / E fui pra Miami Beach / Posso não ser pop star / Mas sou um noveau riche / Eu tenho sex-appeal / Saca só meu background [...] Não dispenso um happy end / Quero jogar no dream team / De dia um macho man / E de noite drag queen. (Canção “Samba do approach”, de Zeca Baleiro.)
A letra propõe uma reflexão sobre a diversidade cultural e a sociedade brasileira contemporânea. Sobre o tema, é correto afirmar.
a) A jocosa associação entre macho man / dia e drag queen / noite traduz o triunfo, na sociedade brasileira, do respeito às diferenças de gênero e aos seus respectivos comportamentos.
b) A crítica ao uso recorrente de termos, sobretudo em inglês, pelos brasileiros que têm acesso às novas tecnologias, a exemplo da informática, remete à incorporação de uma língua-padrão e de práticas culturais globais.
c) Para o compositor, na sociedade brasileira contemporânea, a incorporação de um padrão de comportamento vindo do exterior elimina a diversidade cultural e regional.
d) A canção reconhece a importância das trocas culturais, inclusive as linguísticas, para a afirmação de nossa cultura nacional.
“Venha provar meu brunch / Saiba que eu tenho approach / Na hora do lunch / Eu ando de ferry boat / Eu tenho savoirfaire / Meu temperamento é light / Minha casa é high tech / Toda hora rola um insight [...] Minha vida agora é cool / Meu passado é que foi trash / Fica ligada no link / Que eu vou confessar my love / Depois do décimo drink / Só um bom e velho Engov / Eu tirei o meu green card / E fui pra Miami Beach / Posso não ser pop star / Mas sou um noveau riche / Eu tenho sex-appeal / Saca só meu background [...] Não dispenso um happy end / Quero jogar no dream team / De dia um macho man / E de noite drag queen. (Canção “Samba do approach”, de Zeca Baleiro.)
A letra propõe uma reflexão sobre a diversidade cultural e a sociedade brasileira contemporânea. Sobre o tema, é correto afirmar.
a) A jocosa associação entre macho man / dia e drag queen / noite traduz o triunfo, na sociedade brasileira, do respeito às diferenças de gênero e aos seus respectivos comportamentos.
b) A crítica ao uso recorrente de termos, sobretudo em inglês, pelos brasileiros que têm acesso às novas tecnologias, a exemplo da informática, remete à incorporação de uma língua-padrão e de práticas culturais globais.
c) Para o compositor, na sociedade brasileira contemporânea, a incorporação de um padrão de comportamento vindo do exterior elimina a diversidade cultural e regional.
d) A canção reconhece a importância das trocas culturais, inclusive as linguísticas, para a afirmação de nossa cultura nacional.
4. (Unioeste 2010)
Do ponto de vista sociológico a expressão “diversidade cultural” sustenta:
a) o processo por meio do qual as classes
dominantes combatem as formas de expressão dos grupos populares.
b)
a ideologia subjacente ao exercício da cidadania das classes sociais
hegemônicas.
c)
apenas defesa dos direitos de negros, mulheres e indígenas.
d) a pluralidade de manifestações e expressões como: rituais,
práticas, comemorações, lamentações, produtos, hábitos dos grupos que
constituem uma sociedade.
5. A sociedade
brasileira é multi- racial isso significa que:
a) A sociedade brasileira se originou de várias religiões.
b) A sociedade brasileira é muito complicada, pois a mistura de raças sempre foi um problema.
c) A sociedade brasileira é multicultural desde a sua origem, ela é fruto das relações entre: ameríndios, europeus e africanos.
d) a sociedade brasileira é caucasiana sem que os grupos étnicos mantenham relações de miscigenação.
a) A sociedade brasileira se originou de várias religiões.
b) A sociedade brasileira é muito complicada, pois a mistura de raças sempre foi um problema.
c) A sociedade brasileira é multicultural desde a sua origem, ela é fruto das relações entre: ameríndios, europeus e africanos.
d) a sociedade brasileira é caucasiana sem que os grupos étnicos mantenham relações de miscigenação.
A tabela a seguir
responderá as questões de 6 a 7
BRASIL E GRANDES REGIOES
|
ATÉ 2 S.M.
|
MAIS DE 2 A 5 S.M.
|
MAIS DE 5 A 10 S.M.
|
MAIS DE 10 A 20 S.M.
|
MAIS DE 20 S.M.
|
SEM RENDI-
MENTO
|
BRASIL
|
27.6
|
32.2
|
18,6
|
9,9
|
5,9
|
3,5
|
NORTE
|
29.2
|
34,9
|
17
|
8,6
|
4,3
|
5,4
|
NORDESTE
|
47.5
|
29,7
|
9,2
|
4,4
|
2,7
|
4,2
|
SUDESTE
|
17.7
|
32.2
|
23,5
|
13
|
7,8
|
3,1
|
SUL
|
22.2
|
34,5
|
21,7
|
11,3
|
6,4
|
2,6
|
CENTRO
OESTE
|
26.7
|
35
|
17,9
|
9,2
|
6,5
|
3,4
|
6. Analise as
afirmações e escolha a correta:
I – a região centro oeste é que mais possui famílias que
recebem entre 2 a 5 s.m.
II– a região sul é a que possui o segundo menor índice de
famílias que recebem até 2 s.m.
III – o sudeste é a região que possui o menor índice de famílias
que recebem acima de 20 s.m.
IV – 2,6 é o maior índice de famílias que não possuem renda
no país.
a) Estão corretas as afirmações I E II
b) Estão corretas as afirmações I E IV
c) Estão corretas as afirmações III E IV
d) Todas as alternativas estão corretas.
7. Sobre as Famílias por classes de rendimento médio mensal
familiar.
É correto
afirmar que:
a) A região sul é a que possui menor índice de famílias sem
rendimentos
b) A região sul é a que possui menor índice de famílias com até
2 Salários Mínimos.
c) A região norte é a mais pobre do país.
d) A região centro oeste é a mais pobre do país.
9. A partir do
conteúdo estudado responda as questões abaixo
a)
Explique os processos de aculturação e assimilação cultural
Aculturação: mistura de culturas por meio do
contato entre os povos, mantendo as duas culturas.
Assimilação:quando a gente deixa de ter os nossos costumes para pertencer à cultura do outro, existindo uma só cultura
Assimilação:quando a gente deixa de ter os nossos costumes para pertencer à cultura do outro, existindo uma só cultura
b)
Qual a relação entre outsiders e estabelecidos segundo Norbert Elias?
Da figuração
estabelecidos-outsiders, Elias identifica uma constante universal: “o grupo estabelecido
atribuía aos seus membros características humanas superiores; excluía todos os
membros do outro grupo de contato social não profissional com seus próprios
c)
O que é diversidade social? Dê exemplos de diversidade social a partir da
migração.
A existências de diversos tipos sociais dentro de uma mesma
sociedade, a imigração faz com que tenhamos vários tipos humanos e vários tipos
de cultura dentro de uma mesma sociedade
0 comentários:
Postar um comentário