Condutas massificadas
Conduta
massificada é a eliminação das desigualdades entre os seres humanos, através da
sua transformação numa massa genérica e cinzenta, de uniformidade anônima, por
exemplo: todo mundo quer passar suas férias na Itália, todos se vestem como
todo mundo, inclusive todos pensam, sentem, fazem o mesmo no trabalho e no
tempo livre, em seu ambiente social e político.
A primeira foi largamente utilizada pelos regimes totalitários para mobilizarem populações para atingirem os objetivos a que se propunham.A segunda é largamente utilizada para a promoção e venda de produtos para grandes massas de consumidores. Em ambas as situações constata-se o mesmo fenómeno: os indivíduos são despersonalizados, tratados como meros elementos de enormes massas de apoiantes ou consumidores de algo que lhes é impingido.
A conduta massificada nos mostra claramente que somos induzidos pela mídia. Isso é fato! Somos transformados em “Maria vai com as outras” através da moda que vai e volta, através da vaidade e das renovações de produtos para manter essa vaidade. A internet, a televisão, as revistas fazem com que nós sejamos influenciados de alguma maneira. Se um corte de cabelo é lançado na mídia, a grande maioria adere o corte, porque não quer ficar para trás, e pessoas que não costumam aderir nada que a moda opõe são chamadas de pessoas ultrapassadas. E esses meios de comunicação interferem sim na maneira de pensarmos e agirmos, e tem uma grande influência em nosso guarda roupa.
Alienação moral
Alienação moral é uma atuação manipulada do pensamento que ocorre na mente das pessoas que não conseguem mais pensar por si próprias, mas sim pelo o que os outros ou a mídia dita.
Isto significa que o indivíduo perde a capacidade de raciocinar criticamente. Uma pessoa alienada moralmente é aquela que age sem saber dos seus direitos e aceita tudo passivamente sem questionar. Seus valores morais são aqueles que são transmitidos em novelas, isto porque essas pessoas estão tão dominadas que perderam o senso crítico.
Um alienado moralmente é uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Algumas pessoas são tão alienadas moralmente que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes da alienação moral de massa.
As brechas para que alienação moral aconteça são:
- quando há o individualismo e recusa do outro.
- quando há condutas massificadas.
Numa situação de alienação moral, a autonomia não é alcançada, pois a sociedade nega direitos e discrimina. O outro não é reconhecido como sujeito e lhe é negada a liberdade de expressão, o acesso à educação, à saúde, ao trabalho e há ausência de políticas públicas.
0 comentários:
Postar um comentário