GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo Donizeti
Ferreira
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Disciplina: Filosofia
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Série e turma: 1ª A, B, C, D e
E
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
Como
justificativa, propomos uma questão didática e medotológica própria à
Filosofia: Por que ensinar a filosofar?
Para
que os adolescentes possam chegar a uma melhor compreensão dos problemas
apresentados pela vida cotidiana, precisamos partir do surgimento histórico
da Filosofia, como um conjunto de respostas possíveis às questões presentes
em suas vidas, como jovens cidadãos, e que são em verdade questões
pertinentes ao gênero humano. Esta compreensão torna a filosofia e o
exercício do filosofar uma ferramenta para o exercício do protagonismo e
consequentemente da cidadania.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v
Ler textos filosóficos de modo significativo;
v
Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e
registro;
v
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e
mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v
Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e
modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras
produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua
origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico,
histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica.
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Conteúdos:
1- Por que estudar
Filosofia?
a) o intelecto
b)empirismo e
racionalismo
c) a filosofia como
reflexão
d) nascimento
histórico da filosofia
e) a história da
filosofia
2- As
áreas da Filosofia
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Identificar
movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da
reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador
• Reconhecer a
importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a
expressão em processos reflexivos
• Identificar
informações em textos filosóficos
• Identificar
características de argumentação em diferentes gêneros textuais
• Reconhecer
manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico
• Relacionar
questões atuais a questões da História da Filosofia
• Praticar escuta
atenta e atitudes de cooperação no trabalho em equipe
• Praticar
negociações abrindo mão de suas propostas diante de propostas mais adequadas
a objetivos que beneficiem a todos
•
Expressar por escrito e oralmente conceitos relativos ao funcionamento do
intelecto
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Temas transversais:
Pluralidade Cultural (o Ser Humano como agente social e
produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania)
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Estratégias
didáticas
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Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras,
relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e
atividades em grupo e em dupla
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Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de
filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos Biográficos
Aplicação no cotidiano
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Valores trabalhados na
disciplina:
A
importância da reflexão
A
historicidade dos conhecimentos humanos
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Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante
as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao final
do Bimestre
Trabalho de
pesquisa biográfica
Avaliação Área
das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta
curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento,
Unidade 1, Capitulo 1, pp 10 -11,Editora Scipione,2013.
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E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo Donizeti
Ferreira
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Disciplina: Filosofia
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Série e turma: 2ª A e B
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
Como
justificativa vamos parti de uma definição que se encontra no filosofo grego
Aristóteles (384 – 322 a.C.), na qual seguir um comportamento ético seria a
maneira do cidadão ser feliz, ou seja, seria um conjunto de hábitos e
práticas cotidianas que provocariam, no ser humano, um sentimento de
satisfação e orgulho com as consequências de suas atitudes. Isso quer dizer
que Ética refere-se às escolhas e aos comportamentos. Essa ideia nos remete à
pergunta: Por que é importante estudar Ética? Ora, como vivemos e convivemos
em comunidade, precisamos estar atentos às consequências de nossas escolhas e
ações, porque cada uma delas afeta outros semelhantes. Para facilitar isso,
podemos utilizar a Filosofia. Refletir, analisar, imaginar, construir formas
de chegar às melhores respostas. Ética é uma parte da Filosofia e seu estudo
possibilitará reflexões e ferramentas para ampliar o pensamento e
consequentemente a capacidade de fazer escolhas que considerem o que é melhor
para si e para comunidade.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v
Ler textos filosóficos de modo significativo;
v
Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e
registro;
v
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e
mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v
Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e
modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras
produções culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua
origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico,
histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica
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Conteúdos:
1. O eu racional
2. Introdução à ética
3. Liberdade
4. Autonomia
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Questionar a realidade social
e planejar ações de intervenção solidária
• Identificar diferentes
conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas
• Relacionar liberdade à
solidariedade
• Desenvolver habilidades de
leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual
• Relacionar ética e moral
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Temas transversais:
Ética (Respeito
Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade)
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Estratégias
didáticas
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Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras,
relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e
atividades em grupo e em dupla
|
Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de
filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos leitura de textos
diversos
Aplicação no cotidiano
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Valores trabalhados na
disciplina:
A
importância da reflexão
Solidariedade,
autoconfiança, respeito, racionalidade e lógica
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Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante
as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao
final do Bimestre
Trabalho de
pesquisa jornalística
Avaliação Área
das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta
curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento,
Unidade 3, Capítulos 2 e 3, pp 137 a 169 ,Editora Scipione,2013.
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E.
E. ENSINO MÉDIO INTEGRAL VEREADOR EUCLIDES MIRANDA
GUIA DE
APRENDIZAGEM ___ SÉRIE___ 2016
Professor(a): Paulo Donizeti
Ferreira
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Disciplina: Filosofia
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Série e turma: 3ª A
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Bimestre: 1º
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Justificativa:
Como
justificativa, Na 3ª série do Ensino Médio, a disciplina
Filosofia preservará seu compromisso com a formação para a cidadania. Dois
temas são centrais, a própria filosofia e o ser humano como um ser natural e
produtor de linguagem. O primeiro tema nos remete ao homem e como potencialmente
capaz de construir o discurso filosófico e a importância desse discurso no
exercício de uma cidadania plena, retomando a discussão sobre a Filosofia
propriamente dita com o objetivo de provocar a reflexão sobre preconceitos em
torno desta disciplina e do próprio ato de filosofar. O segundo tema coloca o homem e as suas características
fundamentais, que o tornam potencialmente capaz de construir sua humanidade,
como ser que possui um corpo especifico e uma linguagem especial.
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Objetivos:
Objetivos
elaborados de acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do MEC:
1º REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
v
Ler textos filosóficos de modo significativo;
v
Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e
registro;
v
Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo;
v
Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e
mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
2º INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO
v
Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e
modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções
culturais.
3º CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL
Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua
origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sociopolítico,
histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica
|
Conteúdos:
1. O que é Filosofia
2. Os preconceitos em relação à
Filosofia,
sua definição e importância para a cidadania
3. O homem como ser de natureza
4. O homem como ser de linguagem
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Habilidades a serem
desenvolvidas:
• Identificar situações de preconceito,
particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos
• Reconhecer a dimensão
política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela
• Desenvolver habilidades de
escrita, leitura e expressão oral na abordagem de temas filosóficos
• Elaborar hipóteses e questões
a partir das leituras e debates realizados
• Identificar a presença da
Filosofia no cotidiano
• Estabelecer a distinção entre
o “filosofar” espontâneo, próprio do senso comum, e o “filosofar” propriamente
dito, típico dos filósofos especialistas
• Identificar características
da Filosofia como reflexão
• Distinguir diferenças e
aproximações entre linguagem e língua
• Relacionar pensamento,
linguagem e língua
• Identificar a importância da
língua para a produção e preservação de saberes coletivos, bem como para
representar o real e imaginar diferentes realidades
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Temas transversais:
Pluralidade
Cultural (o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade
Cultural e Cidadania)
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Estratégias
didáticas
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Atividades Autodidáticas:
Pesquisas, leituras,
relatórios, exercícios do Caderno do Aluno
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Atividades
Didático-Cooperativas:
Realização de trabalhos e
atividades em grupo e em dupla
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Atividades Complementares:
Pesquisas em Dicionários de
filosofia e língua Portuguesa
Trabalhos de leitura de textos
diversos
Aplicação no cotidiano
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Valores trabalhados na
disciplina:
·
Entendimento da formulação do preconceito e como
minimizá-lo
·
A importância da reflexão
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Critérios de Avaliação:
Atividades realizadas durante
as aulas (produção e envolvimento pessoal, responsabilidade com as tarefas)
Avaliação de Aprendizagem ao
final do Bimestre
Trabalho de
pesquisa Biográfica
Avaliação Área
das Ciências Humanas e suas Tecnologias
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Referências:
1. MEC. Orientações curriculares
para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias, SEB, 2006.
2. FINI, Maria.I. (Coord.). Proposta
curricular do estado de São Paulo: Filosofia. S. Paulo: SEE, 2008.
3. SEE. Caderno do professor: filosofia, ensino médio – 1ª
série, vol.1. S. Paulo: SEE, 2014.
4. GALLO, Silvio. Filosofia: a experiência do pensamento,
Unidade 1, Capitulo 1, pp 10 -11,Editora Scipione,2013
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