Situação
de Aprendizagem 6 – A técnica
Aula
3: A Técnica e a ética
1.
(Unicentro 2012) A cultura feita em série, industrialmente, para o grande
número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento,
mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome
qualquer outra coisa. (COELHO, 1980, p. 26).
Sobre o tema cultura de
massas, é correto afirmar:
a)
O conceito de “massa” se refere apenas ao proletariado ou aos trabalhadores
braçais.
b)
A industrialização e a economia de mercado possibilitaram as condições
necessárias para sua existência.
c)
Esse tipo de cultura sempre existiu nas sociedades, independentemente da sua
forma de produção.
d)
A busca de reflexão e de uma atitude ativa do consumidor caracterizam a demanda
da cultura de massa.
e)
Sua produção é uma responsabilidade das mesmas pessoas que a consomem.
2.
Dentre as frases a seguir, IDENTIFIQUE
aquela que expressa a principal função das propagandas em uma sociedade de
consumo.
a)
Informar os consumidores acerca das virtudes dos produtos.
b)
Divulgar o produto para atingir uma demanda já existente.
c)
Esconder os problemas dos produtos.
d)
Criar a necessidade de consumo do produto, alavancando assim a demanda.
e)
Aumentar o consumo do produto através da divulgação da sua marca
3. Leia
o texto e responda à pergunta que o segue. “[A] transformação do
adolescente em fatia privilegiada do mercado consumidor inaugurada nos Estados
Unidos, e rapidamente difundida no mundo capitalista, trouxe alguns benefícios
e novas contradições. Por um lado, a associação entre juventude e consumo
favoreceu o florescimento de uma cultura adolescente altamente hedonista. O
adolescente das últimas décadas do século XX deixou de ser a criança grande,
desajeitada e inibida, de pele ruim e hábitos anti-sociais, para se transformar
no modelo de beleza, liberdade e sensualidade para todas as outras faixas
etárias. O adolescente pós-moderno desfruta de todas as liberdades da vida
adulta, mas é poupado de quase todas as responsabilidades. Parece que, ao
escrever isso, estou limitando o foco dessa análise aos adolescentes da elite,
os únicos que, de fato, podem consumir e desfrutar da condição de jovens
adultos cujos desejos e caprichos são sustentados pelos pais. Não é bem assim.
Na sociedade pautada pela indústria cultural, as identificações se constituem
através das imagens industrializadas. Poucos são aqueles capazes de consumir
todos os produtos que são oferecidos ao adolescente contemporâneo — mas a
imagem do adolescente consumidor, difundida pela publicidade e pela televisão,
oferece-se à identificação de todas as classes sociais. Assim, a cultura da
sensualidade adolescente, da busca de prazeres e novas “sensações”, do desfrute
do corpo, da liberdade, inclui todos os adolescentes. Do “filhinho de papai” ao
morador de rua, do jovem subempregado que vive na favela ao estudante
universitário do Morumbi (ou do Leblon), do traficante à “patricinha”, todos os
adolescentes se identificam com o ideal publicitário do adolescente hedonista,
belo, livre, sensual. O que favorece, evidentemente, um aumento exponencial da
violência entre os que se sentem incluídos pela via da imagem, mas excluídos
das possibilidades de consumo.” (Maria Rita Kehl, fragmento de A juventude como
sintoma de cultura).
Qual das alternativas
SINTETIZA o texto citado?
a) A juventude atual não está mais inserida em
uma cultura universalizante de consumo. Em seu lugar, vemos uma fragmentação
dos símbolos e desejos individuais de realização através do mercado.
b)
Os adolescentes norte-americanos tem mais acesso a bens de consumo que os
demais, o que pode ser percebido pela forma como são retratados nos meios de
comunicação.
c)
Os jovens desvalorizam aqueles estudiosos introspectivos, identificam-se mais
com as líderes de torcida, com os esportistas, sendo sempre consumidores de
alto padrão.
d)
Nem todos os mais jovens são participantes da cultura de consumo. Alguns grupos
de adolescentes e jovens adultos optam por estilos de vida mais desligados da
maioria. Essa é uma característica do mundo atual.
e)
A juventude contemporânea está igualmente imersa na cultura de consumo, o que
ocasiona um padrão de classe muito particular na criminalidade entre os mais
jovens.
4. (UFUB) Quanto ao conceito de indústria
cultural, é correto afirmar que:
I – A indústria cultural produz bens culturais
como mercadorias.
II – O objetivo da indústria cultural é
estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
III – A indústria cultural cria a ilusão de
felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV
– A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo
para pensar sobre as condições de exploração em que vive.
Assinale a alternativa
correta:
a)
II, III e IV estão corretas.
b)
I, II e III estão corretas.
c)
I, III e IV estão corretas.
d)
I, II e IV estão corretas.
e)
II e III estão corretas.
5-
A crise da razão se manifesta
na crise do indivíduo, por meio da qual se desenvolveu. A ilusão acalentada
pela filosofia tradicional sobre o indivíduo e sobre a razão – a ilusão da sua
eternidade – está se dissipando. O indivíduo outrora concebia a razão como um
instrumento do eu, exclusivamente. Hoje, ele experimenta o reverso dessa
autodeificação.
(HORKHEIMER, M. Eclipse da
razão. São Paulo: Centauro, 2000, p.131
Com base na figura e nos
conhecimentos sobre a crise da razão e do indivíduo na contemporaneidade, em
Horkheimer, considere as afirmativas a seguir.
I. A crise do indivíduo implica
na sua fragmentação: embora ele ainda se represente, a imagem que possui de si
é incompleta, parcial.
II. A crise do indivíduo
resulta de uma incompreensão: ignorar que ele é uma particularidade ordenada
(microcosmo) inserida numa totalidade ordenada (macrocosmo).
III. O indivíduo, que é
unitário, apreende a si mesmo e ao mundo plenamente, faltando-lhe, porém, os
meios adequados para comunicar tal conhecimento.
IV. O desenvolvimento das
ciências humanas levou a uma recusa da ideia universal de homem: nega-se à
razão o poder de fundamentar absolutamente o conhecimento sobre o indivíduo.
Assinale a alternativa
correta.
a) Somente as afirmativas I e
II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e
IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e
IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II
e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II,
III e IV são corretas.
6. (Uem 2013) “Desde sempre, o
Iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos,
perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer dele senhores. Mas,
completamente iluminada, a Terra resplandece sob o signo do infortúnio
triunfal. O programa do Iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua
pretensão, a de dissolver os mitos e anular a ilusão, por meio do saber.”
(HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.
Conceito de iluminismo. In: COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. São Paulo:
Saraiva, 2006, p. 166).
Com base nesse excerto e nos
seus conhecimentos sobre o Iluminismo, assinale o que for correto.
01) A palavra medo, no texto,
diz respeito ao desconhecido.
02) A razão esclarecida depende
de Deus, entidade transcendente que banha a Terra de luz resplandecente.
04) Pertence ao projeto
iluminista a célebre afirmação de Immanuel Kant: “Ousai saber. Tenha a coragem
de servir-se da própria razão”.
08) Constituem uma ameaça ao
Iluminismo o inatismo, o misticismo e toda forma de pensamento dogmaticamente
estabelecido.
16) O pensamento ilustrado
acreditava na autonomia da razão, segundo a qual o homem atingiria
maioridade.
7. (Uel 2013) Leia o texto a
seguir.
O modo de comportamento
perceptivo, através do qual se prepara o esquecer e o rápido recordar da música
de massas, é a desconcentração. Se os produtos normalizados e irremediavelmente
semelhantes entre si, exceto certas particularidades surpreendentes, não
permitem uma audição concentrada, sem se tornarem insuportáveis para os
ouvintes, estes, por sua vez, já não são absolutamente capazes de uma audição
concentrada. Não conseguem manter a tensão de uma concentração atenta, e por
isso se entregam resignadamente àquilo que acontece e flui acima deles, e com o
qual fazem amizade somente porque já o ouvem sem atenção excessiva.
(ADORNO, T. W. O fetichismo na
música e a regressão da audição. In: Adorno et all. Textos escolhidos. São
Paulo: Abril Cultural, 1978, p.190. Coleção Os Pensadores.)
As redes sociais têm divulgado
músicas de fácil memorização e com forte apelo à cultura de massa.
A respeito do tema da regressão
da audição na Indústria Cultural e da relação entre arte e sociedade em Adorno,
assinale a alternativa correta.
a) A impossibilidade de uma
audição concentrada e de uma concentração atenta relaciona-se ao fato de que a
música tornou-se um produto de consumo, encobrindo seu poder crítico.
b) A música representa um
domínio particular, quase autônomo, das produções sociais, pois se baseia no
livre jogo da imaginação, o que impossibilita estabelecer um vínculo entre arte
e sociedade.
c) A música de massa
caracteriza-se pela capacidade de manifestar criticamente conteúdos racionais
expressos no modo típico do comportamento perceptivo inato às massas.
d) A tensão resultante da
concentração requerida para a apreciação da música é uma exigência
extramusical, pois nossa sensibilidade é naturalmente mais próxima da
desconcentração.
e) Audição concentrada
significa a capacidade de apreender e de repetir os elementos que constituem a
música, sendo a facilidade da repetição o que concede poder crítico à
música.
8- (Uel) Analise a figura a seguir
Parece que enquanto o
conhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humanos,
a autonomia do homem enquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência
ao crescente mecanismo de manipulação das massas, o seu poder de imaginação e o
seu juízo independente sofreram aparentemente uma redução. O avanço dos
recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização.
Assim, o progresso ameaça anular o que se supõe ser o seu próprio objetivo: a
ideia de homem”.
(HORKHEIMER, Max. Eclipse da
razão. Trad. de Sebastião Uchôa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do
Brasil, 1976. p. 6.)
Com base no texto, na imagem e
nos conhecimentos sobre racionalidade instrumental, é correto afirmar:
a) A imagem
de Chaplin está de acordo com a crítica de Horkheimer: ao invés de o progresso
e da técnica servirem ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos
mecanismos criados para tornar a sua vida melhor e mais livre.
b) A imagem
e o texto remetem à ideia de que o desenvolvimento tecnológico e o
extraordinário progresso permitiram ao homem atingir a autonomia plena.
c) Imagem e
texto apresentam o conceito de racionalidade que está na estrutura da sociedade
industrial como viabilizador da emancipação do homem em relação a todas as
formas de opressão.
d) Enquanto
a imagem de Chaplin apresenta a autonomia dos trabalhadores nas sociedades
contemporâneas, o texto de Horkheimer mostra que, quanto maior o
desenvolvimento tecnológico, maior o grau de humanização.
e) Tanto a
imagem quanto o texto enaltecem a inevitável instrumentalização das relações
humanas nas sociedades contemporâneas.
9.“Não
é a tecnologia que atende às necessidades, como os meios de comunicação de
massas geralmente nos fazem crer, e, sim, as necessidades é que são criadas
para atender à crescente população e à elaboração cada vez mais diversificada
dos bens de consumo”. Explique esta
afirmação.
10.(CNDL) Com base na observação da imagem, explique
como funciona sociedade de consumo (consumismo).
Fonte:
http://contextoshistoricos.blogspot.com.br
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