Situação de aprendizagem 6 felicidade e filosofia
QUESTÃO
1
Os
historiadores da cultura convencionaram designar Helenismo as atividades
culturais desenvolvidas no período transcorrido entre a morte de Alexandre
Magno, em 323 a.C., e o fim da república romana, em 31 a.C., quando Augusto
(vencedor da batalha de Actium, em 27 a.C.) se torna imperador de Roma. A
designação refere-se à presença dominante da língua e da cultura gregas em todo
o mundo conhecido, numa difusão sem precedentes cuja causa inicial foi a
convicção de Alexandre, aluno de Aristóteles, de que por seu intermédio a
Grécia devia cumprir uma missão civilizatória sobre todos os povos da terra. A
língua grega transformou-se na koiné, dialeto comum em todas as terras
conquistadas por Alexandre, e Alexandria, no Egito, tornou-se a capital
cultural da Antiguidade, papel que conservou mesmo quando Roma ocupou o lugar
de centro político e econômico de um império que se estendia do Próximo Oriente
ao Sul da Europa, do Mediterrâneo ao Atlântico. Embora o termo Helenismo pareça
indicar apenas a hegemonia da cultura grega, na realidade, exprime a
comunicação intensa entre as criações culturais helênicas e as orientais
enquanto submetidas a um mesmo e único poder central, ligadas por rotas
comerciais e tendo como ponto de encontro Alexandria e, mais tarde, Roma.
Muitos preferem usar a expressão alexandrinismo para acentuar o papel que a
dinastia dos Ptolomeus conferiu a Alexandria como centro de confluência da
cultura grega e da oriental, com a criação do Museu e da Biblioteca, espaços
destinados às atividades do conhecimento e das artes.
No caso da história da filosofia, fala-se em período helenístico para designar os dois grandes sistemas filosóficos predominantes nessa época. São eles:
(A) Epicurismo e estoicismo.
(B)
Epicurismo, neoplatonismo.
(C) Ceticismo
e patrística.
(D)
Escolástica e epicurismo.
(E)
Ceticismo e escolástica.
QUESTÃO
2
Surge
a figura do jardim: o homem sairia da turbulência da polis e iria ao jardim com
os seus amigos. Ele não se isolaria, mas se reuniria com os seus amigos,
apoiado num esforço de grupo, na busca do autoconhecimento. Propõe a
substituição da polis com seu antagonismo, pelo jardim com a sua amizade, onde
todos procurariam a sabedoria. Analise as proposições a seguir partindo da
proposta fundamental de Epicuro, como CERTAS ou ERRADAS.
I - O autoconhecimento.
II -
O apoio à razão.
III
- A recusa ao obscurantismo, crendices.
IV -
Os homens seriam explicáveis racionalmente. Já os deuses seriam serenos porque
estariam distantes dos homens assim como estes no jardim se distanciariam da
polis para encontrarem a felicidade.
V -
Os deuses não fazem a libertação do homem, mas o é o homem, que, no jardim, se
afastaria da turbulência da polis para encontrar a felicidade.
Assim, pode-se concluir que:
(A)
Somente as proposições I, III e V estão certas.
(B)
Somente as proposições I, II e IV estão certas.
(C)
Somente as proposições III, IV e V estão certas.
(D)
Todas as proposições estão erradas.
(E) Todas as proposições estão certas.
QUESTÃO
3
Leia
o trecho da Carta a Meneceu.
"Nenhum
jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois
nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora
de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora
ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na
velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas
mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao
mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar
sobre tudo..."
(Epicuro
Carta de Epicuro a Menoiceus).
Para
Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é:
(A) A felicidade do homem.
(B)
A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens.
(C)
A areté própria do homem.
(D)
O gozo imoderado dos prazeres mundanos.
(E)
Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.
QUESTÃO
4
Das
três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de
vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é
reconhecidamente o fundador do Estoicismo?
(A)
Zenão de Citio.
(B)
Epicuro de Samos.
(D)
Cleanto de Assos.
(C)
Diógenes de Selêucia.
(E)
Crisipo de Soli.
QUESTÃO
5
(Instituto Pró-Município – 2009 – Ceará) O
período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre
a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste
período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o
epicurismo. Nesse contexto, os estóicos defendiam:
a) Que o ser
humano devia buscar o prazer da vida;
b) Que o
prazer estava vinculado ao bem;
c) Um
espírito de completa austeridade moral e física;
d) A
realização de uma conduta virtuosa;
e) O domínio
das paixões.
QUESTÃO
6
(Fundação Carlos Chagas – 2010 – SP). O termo
ataraxia designa o ideal da imperturbabilidade ou da serenidade da alma, em
decorrência do domínio sobre as paixões ou da extirpação destas. (Abbagnano, N.
Dicionário de filosofia)
O termo
ataraxia está fortemente ligado ao
a)
epicurismo e estoicismo.
d)
hermetismo e ao congruísmo.
c)
jansenismo e ao laxismo.
d) idealismo
transcendental.
e)
materialismo.
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