Criando uma imagem Critica da
Filosofia
Debate Inicial?
Por que o ser humano é diferente dos
outros animais?
“ a melhor
definição de ser humano é de que ele é uma animal que pensa, mas o que é
pensar, como devemos pensar, por que
pensamos, para que pensamos”. Descobrir isto é papel da filosofia.
A atitude filosófica
A atitude filosófica começa quando
ficamos espantados e curiosos diante das duvidas e questionamentos da vida,
como por exemplo quando perguntamos o que
somos? Todos os seres humanos tem uma atitude filosófica num determinado
momento da vida.
A atitude filosófica possui algumas
perguntas chaves:
1.
perguntar o que é a coisa, ou o
valor, ou a ideia é perguntar qual é a natureza e definição;
2.
perguntar como é a coisa, a
ideia ou o valor é perguntar qual é a estrutura e quais são as relações que
constituem uma coisa, uma ideia ou um valor;
3.
perguntar por que a coisa, a
ideia ou o valor existe é perguntar pela
origem ou pela causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor.
4.
perguntar Para que a coisa,
ideia ou valor existe é perguntar pela utilidade e sentido pelo qual algo
existe.
São perguntas sobre a essência,
a significação ou a estrutura,origem e a utilidade
de tudo.
Filosofia como reflexão
“a Filosofia é compreendida em linhas gerais
como uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos
pressupostos do pensar e do agir e,
portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das
práticas.” Reflexão
Intelectual ou critica é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo,
interrogando a si mesmo e compreendendo o que pensamos e como pensamos.
“Por
que o intelecto volve-se sobre si mesmo, por um único ato reflexivo conhece
tanto o seu próprio entender como a forma que entende...”
Tomás
de Aquino, Suma teológica I, questão 85, b9.
Reflexão Intelectual:
características
|
Precisa de Ideias e conhecimento
|
Pode entender sobre coisas
escondidas ou ausentes
|
Recorda sobre coisas do passado e
planeja o futuro. Em relação ao presente faz interpretações da realidade.
|
Pensa sobre “coisas” invisíveis, ou
abstratas como amor, a saudade, a saudade ou as ideias, sem esquecer,
obviamente da filosofia.
|
É possível melhorar a partir do
conhecimento.
|
Pode compreender a si mesma.
|
Todos
os homens são capazes de fazerem uma reflexão intelectual.
Somente
o ser humano é capaz de fazer uma reflexão intelectual.
Como
deve ser a reflexão intelectual de um filosofo?
A
reflexão intelectual dos filósofos mostram como os filósofos trabalham para
entender o ser humano e a realidade na qual ele esta inserido.
A
reflexão dos filósofos deve ser:
1.
radical: isso significa que a Filosofia ao fundo do problema
estudado,indaga a raiz do problema que estamos investigando.
2.
Sistemática: isso significa que a Filosofia trabalha com enunciados
precisos e rigorosos, com argumentos
lógicos, buscando provas e de seus argumentos; exigindo a fundamentação
racional do que é falado e pensado. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de
poder afirmar “eu penso que”, buscando a certeza.
3.
De conjunto: isso significa que a Filosofia ao responder uma questão
procura entender as respostas que os outros deram a mesma pergunta, buscando as
verdades e os erros dessas respostas. As respostas em Filosofia não se baseiam
na opinião pessoal do filosofo, mas no estudo das respostas encontradas por
outros filósofos e cientistas.
Onde trabalham os
filósofos
A.
Professores;
B.
Escritores
em livros, jornais e revistas;
C.
Apresentadores
de TV;
D.
Assessores
e curadores de museus e pinacotecas;
E.
Assessores
políticos;
F.
Orientadores
de empresas e pessoas;
A
filosofia fornece o conhecimento e desenvolvimento intelectual para responder a
infinitas questões sociais, políticas, artísticas, cientificas e psicológicas,
podendo os filósofos exercerem várias profissões.
Filosofia: o que é isso
Ela surgiu na Grécia Antiga,
Este
pensamento nasce basicamente de uma insatisfação com o tipo de explicação da
realidade que encontramos no pensamento mítico. O pensamento mítico tem uma
característica que recorre toda explicação baseada no mistério e no
sobrenatural. A explicação dada pelo pensamento mítico esbarra assim no
inexplicável, na impossibilidade do conhecimento.
A
filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade,
insatisfeitos com as explicações que a tradição mítica lhes dera, começaram a
fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os
seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é
capaz de conhecer-se a si mesma.
Qual o significado da palavra filosofia?
A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
Aula
4: História da filosofia
Filosofia
Antiga
Os
Pré-Socráticos
Podemos
afirmar que foi a primeira corrente de pensamento, surgida na Grécia Antiga por volta do século VI a.C.. Os filósofos que
viveram antes de Sócrates se
preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Podemos citar,
neste contexto, os físicos Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Pitágoras
desenvolve seu pensamento defendendo a ideia de que tudo preexiste à alma, já
que esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendem a formação de todas as coisas,
a partir da existência dos átomos.
Período
Clássico
Os séculos V e IV A.C. na Grécia
Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científico. O esplendor de
cidades como Atenas, e seu sistema político democrático, proporcionou o terreno
propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época dos sofistas e do
grande pensador Sócrates.
Os sofistas, entre eles Górgias,
Leontinos e Abdera, defendiam uma educação, cujo objetivo máximo seria a formação de um
cidadão pleno, preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade.
Dentro desta proposta pedagógica, os jovens deveriam ser preparados para falar
bem (retórica), pensar e manifestar suas qualidades artísticas.
Sócrates começa a pensar e
refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de
uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser
humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos
conhecer as ideias de Sócrates através dos relatos deixados por Platão. . Sua filosofia era
desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos
podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia (interrogação) e a
maiêutica (concepção de ideias).
Platão foi discípulo de Sócrates
e defendia que as ideias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os
pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade,
separando-o das aparências.
Outro grande sábio desta época
foi Aristóteles que
desenvolveu os estudos de Platão e Sócrates. Foi Aristóteles quem desenvolveu a
lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico. A
sistematização e os métodos devem ser desenvolvidos para se chegar ao
conhecimento pretendido, partindo sempre dos conceitos gerais para os específicos.
Período
Pós-Socrático
Está
época vai do final do período clássico (320 A.C.) até o começo da Era Cristã,
dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia política e
militar da Grécia.
Ceticismo: de acordo com os
pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, pois o ser humano não
consegue conhecer nada de forma exata e segura.
Epicurismo: os epicuristas,
seguidores do pensador Epicuro, defendiam que o bem era originário da prática da
virtude. O corpo e a alma não deveriam sofrer para, desta forma, chegar-se ao
prazer.
Estoicismo: os sábios estoicos
como, por exemplo, Marcos Aurélio e Sêneca, defendiam a razão a qualquer preço.
Os fenômenos exteriores a vida deviam ser deixados de lado, como à emoção, o
prazer e o sofrimento.
Filosofia Medieval
A
Idade Média inicia-se com a desorganização da vida política, econômica e social
do Ocidente, agora transformado num mosaico de reinos bárbaros. Depois vieram
as guerras, a fome e as grandes epidemias. O cristianismo propaga-se por
diversos povos. A diminuição da atividade cultural transforma o homem comum num
ser dominado por crenças e superstições.
O
período medieval não foi, porém, a "Idade das Trevas", como se
acreditava. A filosofia clássica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos.
Sob a influência da Igreja, as especulações se concentram em questões
filosófico-teológicas, tentando conciliar a fé e a razão. E são nesse esforço
que Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino trazem à luz reflexões fundamentais
para a história do pensamento cristão.
Filosofia
Moderna
A desagregação da cristandade com a reforma
protestante e o renascimento cultural trouxe novas questões. A burguesia entra
em cena e caracteriza a mentalidade moderna.
O conhecimento amplia-se e faz surgir um novo
objeto de estudo, o próprio homem. René Descartes é considerado um dos pais da
filosofia moderna. Aplicando a dúvida metódica, chegou a celebre conclusão:
"Penso, logo existo". Seu método da dúvida crítica abalou profundamente
o edifício do conhecimento filosófico de sua época.
Cada época abrange uma corrente de
pensamento, juntamente com seus respectivos conceitos e pensadores. Entre os
filósofos idealistas estão Descartes, Kant e Hegel. Já na tradição racionalista
pós-cartesiana temos Pascal, Spinoza, Guilherme de Ockham e Leibniz. No palco
inicial do empirismo moderno os principais representantes são: Francis bacon,
Locke, Berkeley e Hume. Dentro da filosofia política destacam-se os seguintes
filósofos: Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Maquiavel, Voltaire, dentre
outros
Filosofia Contemporânea
Filosofia Contemporânea
No positivismo temos Augusto Comte.
O representante da crítica ao positivismo é
Bérgson.
Dentro
da filosofia das Ciências ou Epistemologia temos como representante Bachelard.
A concepção de materialismo tem como
representante Karl Marx.
Nas primeiras décadas do século XX, o mundo
estava em crise. A filosofia também. Diversos pensadores passam a questionar o
sentido da vida humana. Surge, assim, a tendência existencialista. Seus
principais inspiradores: Kierkegaard, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Camus e
Sartre.
O inconsciente representa papel fundamental
na filosofia de Schopenhauer. Sob esse aspecto antecipou-se alguns dos
conceitos mais importantes da psicanálise fundada por Sigmund Freud.
No pensamento pós-moderno temos influências
marcantes, tais como: Michel Foucault, Deleuze, Habermas, Adorno, Marcuse,
dentre outros.
Aula 5:
Áreas da filosofia
Áreas da Filosofia
Áreas
|
Problemas
|
Definição
|
epistemologia
|
Nós devemos confiar na ciência?
Quem faz ciência? A ciência é
importante? A ciência tem limites?
|
análise crítica das ciências, tanto as
ciências exatas ou matemáticas, quanto as naturais e as humanas; avaliação
dos métodos e dos resultados das ciências; compatibilidades e
incompatibilidades entre as ciências; formas de relações entre as ciências,
etc.;
|
Teoria do conhecimento
|
O que é conhecer? Como podemos conhecer?
|
se interessa pela investigação da
natureza, fontes e validade do conhecimento.
|
Ética
|
como saber qual a melhor atitude? Qual a importância de fazer o bem?
|
Investigação sobre o
agir humano.
|
Política
|
Quais são as melhores leis? Como
podemos viver com as outras pessoas sem violência?
|
investigação
filosófica que se ocupa da política e das relações humanas
consideradas em seu sentido coletivo.
|
Filosofia da historia
|
O que é o tempo? O que é a história
humana?
|
investigação
sobre a dimensão temporal da existência humana; teorias do progresso, da
evolução e descontinuidade da história; significado das diferenças culturais
e históricas, suas razões e conseqüências
|
Estética
|
O que é a beleza? O que é a arte?
|
Investigação para
entender a beleza e a arte
|
historia da filosofia
|
Quais as principais preocupações
deste filosofo?
Quando e onde ele viveu?
Ele foi influenciado por quem? Quem
ele influenciou?
|
estudo
dos diferentes períodos da Filosofia; de grupos de filósofos segundo os temas
e problemas que abordam; de relações entre o pensamento filosófico e as
condições econômicas, políticas, sociais e culturais de uma sociedade;
mudanças ou transformações de conceitos filosóficos em diferentes épocas;
mudanças na concepção do que seja a Filosofia e de seu papel ou finalidade
|
Ontologia ou metafísica:
|
O que é os ser de cada coisa? O que
é a realidade?
|
conhecimento dos princípios e fundamentos
últimos de toda a realidade, de todos os seres;
|
Lógica
|
Quais os argumentos corretos?Quais
as conclusões confiáveis?
|
conhecimento das formas gerais e das regras
gerais do pensamento correto e verdadeiro, independentemente dos conteúdos
pensados; regras para a demonstração científica verdadeira; regras para
pensamentos não-científicos; regras sobre o modo de expor os conhecimentos;
regras para a verificação da verdade ou falsidade de um pensamento.
|
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