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Felicidade e filosofia Situação de aprendizagem 6 3ª série

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Situação de aprendizagem 6 felicidade e filosofia

QUESTÃO 1
Os historiadores da cultura convencionaram designar Helenismo as atividades culturais desenvolvidas no período transcorrido entre a morte de Alexandre Magno, em 323 a.C., e o fim da república romana, em 31 a.C., quando Augusto (vencedor da batalha de Actium, em 27 a.C.) se torna imperador de Roma. A designação refere-se à presença dominante da língua e da cultura gregas em todo o mundo conhecido, numa difusão sem precedentes cuja causa inicial foi a convicção de Alexandre, aluno de Aristóteles, de que por seu intermédio a Grécia devia cumprir uma missão civilizatória sobre todos os povos da terra. A língua grega transformou-se na koiné, dialeto comum em todas as terras conquistadas por Alexandre, e Alexandria, no Egito, tornou-se a capital cultural da Antiguidade, papel que conservou mesmo quando Roma ocupou o lugar de centro político e econômico de um império que se estendia do Próximo Oriente ao Sul da Europa, do Mediterrâneo ao Atlântico. Embora o termo Helenismo pareça indicar apenas a hegemonia da cultura grega, na realidade, exprime a comunicação intensa entre as criações culturais helênicas e as orientais enquanto submetidas a um mesmo e único poder central, ligadas por rotas comerciais e tendo como ponto de encontro Alexandria e, mais tarde, Roma. Muitos preferem usar a expressão alexandrinismo para acentuar o papel que a dinastia dos Ptolomeus conferiu a Alexandria como centro de confluência da cultura grega e da oriental, com a criação do Museu e da Biblioteca, espaços destinados às atividades do conhecimento e das artes. 

No caso da história da filosofia, fala-se em período helenístico para designar os dois grandes sistemas filosóficos predominantes nessa época. São eles: 

(A) Epicurismo e estoicismo. 
(B) Epicurismo, neoplatonismo. 
(C) Ceticismo e patrística. 
(D) Escolástica e epicurismo. 
(E) Ceticismo e escolástica. 



QUESTÃO 2
Surge a figura do jardim: o homem sairia da turbulência da polis e iria ao jardim com os seus amigos. Ele não se isolaria, mas se reuniria com os seus amigos, apoiado num esforço de grupo, na busca do autoconhecimento. Propõe a substituição da polis com seu antagonismo, pelo jardim com a sua amizade, onde todos procurariam a sabedoria. Analise as proposições a seguir partindo da proposta fundamental de Epicuro, como CERTAS ou ERRADAS.

I - O autoconhecimento. 
II - O apoio à razão. 
III - A recusa ao obscurantismo, crendices. 
IV - Os homens seriam explicáveis racionalmente. Já os deuses seriam serenos porque estariam distantes dos homens assim como estes no jardim se distanciariam da polis para encontrarem a felicidade. 
V - Os deuses não fazem a libertação do homem, mas o é o homem, que, no jardim, se afastaria da turbulência da polis para encontrar a felicidade. 

Assim, pode-se concluir que: 
(A) Somente as proposições I, III e V estão certas. 
(B) Somente as proposições I, II e IV estão certas. 
(C) Somente as proposições III, IV e V estão certas. 
(D) Todas as proposições estão erradas. 
(E) Todas as proposições estão certas. 



QUESTÃO 3
Leia o trecho da Carta a Meneceu. 
"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo..."
(Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus).
Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é: 

(A) A felicidade do homem. 
(B) A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens. 
(C) A areté própria do homem. 
(D) O gozo imoderado dos prazeres mundanos. 
(E) Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia. 



QUESTÃO 4
Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo? 
(A) Zenão de Citio. 
(B) Epicuro de Samos. 
(D) Cleanto de Assos. 
(C) Diógenes de Selêucia. 
(E) Crisipo de Soli.

QUESTÃO 5
 (Instituto Pró-Município – 2009 – Ceará) O período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o epicurismo. Nesse contexto, os estóicos defendiam:
a) Que o ser humano devia buscar o prazer da vida;
b) Que o prazer estava vinculado ao bem;
c) Um espírito de completa austeridade moral e física;
d) A realização de uma conduta virtuosa;
e) O domínio das paixões.


QUESTÃO 6
 (Fundação Carlos Chagas – 2010 – SP). O termo ataraxia designa o ideal da imperturbabilidade ou da serenidade da alma, em decorrência do domínio sobre as paixões ou da extirpação destas. (Abbagnano, N. Dicionário de filosofia)

O termo ataraxia está fortemente ligado ao
a) epicurismo e estoicismo.
d) hermetismo e ao congruísmo.
c) jansenismo e ao laxismo.
d) idealismo transcendental.
e) materialismo.



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